RESUMO
Objetivo:
Avaliar os impactos das medidas de combate à COVID-19 nos procedimentos de artroplastia total do joelho (ATJ) no país, com base nos dados fornecidos pelo Departamento de Informações e Informática do Sistema Único de Saúde (SUS).
Métodos:
Estudo transversal realizado com dados secundários de domínio público, disponíveis no site do Departamento de Informações e Informática do SUS (DATASUS), contendo informações sobre as internações hospitalares realizadas no SUS.
Resultados:
O Brasil sofreu uma queda de 51,82%, em média, na realização da artroplastia total do joelho pelo SUS em 2020, decorrente das medidas de combate à COVID-19. A análise por região oferece mais detalhes dessa redução no número de procedimentos. Na região Nordeste, a queda foi, em média, de 48,02%, enquanto no Centro-Oeste foi de 65,61%. Sudeste, Norte e Sul registraram queda, em média, de 49,38%, 51,81% e 55,06%, respectivamente.
Conclusão:
A COVID-19 impactou a realização de ATJ no Brasil, com níveis de maior e menor declínio observados nas diferentes regiões brasileiras. Na região Sudeste, por exemplo, os estados de São Paulo e Minas Gerais foram os mais afetados, devido principalmente à grande concentração populacional, assim como o Paraná, que apresenta números altos de procedimentos realizados e forte queda em 2020. Nível de Evidência III, Estudo Retrospectivo Comparativo.
Descritores:
COVID-19; SARS-CoV-2; Pandemias; Artroplastia do Joelho; Procedimentos Ortopédicos