RESUMO
Objetivo:
Avaliar o conhecimento de professores de escola municipal sobre escoliose.
Métodos:
Foram entrevistados 126 profissionais por meio de formulário online padronizado contendo perguntas relativas à escoliose.
Resultados:
Dos entrevistados, 31% não sabiam o que é escoliose. Dos que sabiam, 89,65% estavam parcialmente corretos quanto à definição. Dos professores que responderam saber como era feito o diagnóstico de escoliose, apenas 25,58% estavam totalmente corretos. Quando questionados sobre o teste de Adams, 84,9% não sabiam do que se tratava. Dos entrevistados, 57,9% disseram que não é possível identificar escoliose por meio de um exame simples de seus alunos em sala de aula e, destes, 86,3% alegaram falta de conhecimento sobre o assunto; e 92,1% consideraram que é importante haver uma capacitação sobre o diagnóstico de escoliose para identificação precoce nos alunos.
Conclusão:
Este estudo tem impacto social, pois os professores entrevistados não apresentavam domínio sobre o assunto, demonstrando dificuldade em definir a condição e como proceder com a investigação. A realização de capacitações e a inclusão dessas questões no currículo profissional aumentaria o diagnóstico precoce de escoliose nas escolas, possibilitando o tratamento precoce e maiores chances de sucesso terapêutico. Nível de Evidência IV, Análise Econômica e de Decisão.
Descritores:
Escoliose; Professores Escolares; Adolescente; Prevalência