Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO ECONÔMICO DA COVID-19 NOS ORTOPEDISTAS BRASILEIROS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o impacto econômico do novo coronavírus (Covid-19) entre ortopedistas brasileiros.

Métodos:

Questionário aplicado a ortopedistas que aborda o tempo de prática clínica, impacto no orçamento mensal durante o mês inicial da pandemia, setor de maior impacto, presença de outra fonte de renda fixa na área médica ou fora, existência de reserva financeira, previsão de tempo de afastamento e expectativa de retorno às atividades normais. Todo formulário é anônimo e programado para ser respondido apenas uma vez.

Resultados:

Cerca de 98% (955, entre 975 que responderam ao questionário) dos médicos ortopedistas analisados sofreram algum impacto monetário, 80% tinham reserva financeira, 45% dentre eles com reserva financeira para até 3 meses.

Conclusão:

Existiu uma relação direta entre o maior tempo de subespecialidade, a maior porcentagem de renda fixa, o maior impacto na porcentagem de redução no salário mensal e o maior o tempo de afastamento. Nível de Evidência IV, Análises sem análises de sensibilidade.

Descritores:
Covid-19; Pandemia de Coronavírus; Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; Impacto Monetário; Reserva Financeira

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br