Acessibilidade / Reportar erro

ARCO DE MOVIMENTO APÓS BLOQUEIO ÓSSEO PARA INSTABILIDADE DO OMBRO: REVISÃO SISTEMÁTICA

RESUMO

Objetivo:

Determinar as indicações cirúrgicas de enxertia óssea da glenoide associadas aos melhores arcos de movimento no pós-operatório.

Métodos:

De acordo com o Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos de um total de 1.567, selecionados em busca eletrônica, foram escolhidos para a revisão sistemática. Os estudos incluídos foram subdivididos de acordo com os critérios de indicação da cirurgia: indicações somente radiológicas (grupo R), indicações radiológicas associadas a indicações clínicas (grupo R + C) e indicações artroscópicas (grupo A). Os dados avaliados foram os arcos de movimento do ombro.

Resultados:

Em relação aos arcos de movimento, os grupos que apresentaram a maior quantidade de resultados estatisticamente positivos foram o A – parâmetros elevação, perda de rotação lateral em adução e rotação medial em abdução – e o R – parâmetros rotação lateral em adução e perda de rotação lateral em adução. O grupo R + C apresentou a maior quantidade de resultados estatisticamente negativos nos parâmetros elevação, rotação lateral em abdução, perda de rotação lateral em adução e rotação medial em abdução.

Conclusão:

Os grupos de indicações artroscópicas e radiológicas apresentaram a maior quantidade de resultados positivos, sendo que o último apresentou os melhores resultados em relação à rotação lateral. Nível de Evidência II, Revisão Sistemática.

Descritores:
Ombro ; Revisão Sistemática ; Cirurgia Ortopédica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br