Acessibilidade / Reportar erro

QUAL O PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE INFECÇÕES AGUDAS NA MÃO NUM HOSPITAL FILANTRÓPICO DE SÃO PAULO?

RESUMO

Objetivo:

Determinar o perfil epidemiológico de pacientes atendidos em um hospital filantrópico referência em Ortopedia e Traumatologia localizado em um centro urbano importante, e avaliar a eficácia do tratamento antibiótico empírico inicial.

Métodos:

Foram incluídos pacientes com diagnóstico de infecção na mão, atendidos no período de setembro de 2020 a setembro de 2022, excluindo-se casos relacionados a fraturas expostas ou pós-cirúrgicas e aqueles com prontuários incompletos. Realizou-se o teste do qui-quadrado, utilizando o software STATISTICA ® para correlacionar diversas variáveis.

Resultados:

Participaram do estudo 34 pacientes, sendo 24 homens e 10 mulheres, com média de idade de 41,9 anos. A maioria era de homens, com alta incidência de diabetes mellitus, HIV e drogadição, que residiam em áreas livres. Metade não relatou trauma evidente. O agente infeccioso mais comum foi o Staphylococcus aureus. Aproximadamente 62% dos pacientes precisaram de troca do esquema inicial de antibióticos, sendo a penicilina o medicamento mais frequentemente substituído. Os antibióticos beta-lactâmicos e quinolonas foram os mais eficientes.

Conclusão:

Esses resultados sugerem a importância de avaliar cuidadosamente o perfil epidemiológico dos pacientes com infecções agudas na mão e aprimorar o tratamento empírico inicial para garantir uma terapia adequada e eficaz. Nível de Evidência IV, Estudo Observacional Transversal.

Descritores:
Infecções Bacterianas ; Mãos ; Epidemiologia ; Antibacterianos ; Ortopedia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br