Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES ORTOPÉDICAS NO FUTEBOL PROFISSIONAL MASCULINO DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a incidência e as características das lesões ocorridas na temporada 2020 do Campeonato Paulista de Futebol durante a pandemia de covid-19.

Métodos:

Foi realizado um estudo prospectivo por meio de questionário eletrônico desenvolvido pela Comissão Médica da Federação Paulista de Futebol. Os resultados foram enviados aos médicos das equipes das séries A1 e A2 após cada rodada do Campeonato Paulista de Futebol.

Resultados:

As Séries A1 e A2 apresentaram 12,17 e 15,6 lesões, respectivamente, por 1.000 horas de jogo. Os atacantes foram os mais acometidos, sendo as lesões musculares as mais frequentes e os membros inferiores os mais afetados. A maioria das lesões ocorreu dentro de 31 a 45 minutos de jogo; apenas 4,5% das lesões necessitaram de cirurgia.

Conclusão:

Não houve diferença estatística na comparação entre as condições pré e pós-pandemia. Em relação às variáveis estudadas, a maioria das lesões ocorreu nos membros inferiores; o tipo de lesão mais comum foi distensão muscular, seguida de entorse e contusão. O exame mais solicitado foi a ressonância magnética; a maioria das lesões foi classificada como moderada (8-28 dias). Não houve diferença entre as condições pré e pós-pandemia. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Futebol; Lesões; COVID-19

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br