Acessibilidade / Reportar erro

RETALHO SURAL REVERSO NA RECONSTRUÇÃO DE MEMBROS INFERIORES

RESUMO

Introdução:

Reconstrução de lesões distais de extremidades inferiores podem ser desafiadoras devido à limitação de tecido para retalhos locais. Retalhos fasciocutâneos e musculares são opções, como o retalho fasciocutâneo sural reverso.

Objetivo:

Apresentar a experiência de 18 meses do Grupo de Feridas Complexas do Serviço de Cirurgia Plástica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no uso do retalho sural reverso para reconstruções de defeitos em tornozelo, calcâneo e pé.

Métodos:

Estudo observacional, retrospectivo e descritivo, com dados de prontuário de todos os casos operados no serviço entre novembro de 2018 e junho de 2020.

Resultados:

Foram realizados nove retalhos fasciocutâneos sural reverso. Todos os pacientes eram do sexo masculino, com idade média de 38 anos. Cinco foram vítimas de acidente automobilístico, um de trauma elétrico e três apresentavam sequelas pós-traumáticas. Seis lesões localizadas em tornozelo, dois em pé e um em calcâneo. Quatro pacientes apresentaram complicações, sendo três necroses parciais e uma epiteliólise distal. Não houve perda total de retalho. O tempo médio de hospitalização foi de 30,1 dias.

Conclusão:

O retalho fasciocutâneo sural reverso mostrou-se uma opção viável, reprodutível e segura para reconstrução de lesões complexas em terço distal de perna e pé. Nível de Evidência IV, Série de Casos.

Descritores:
Ferimentos e Lesões; Extremidade Inferior; Retalhos Cirúrgicos; Traumatismos da Perna; Cirurgia Plástica

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br