Open-access AS FRATURAS-LUXAÇÕES DO COTOVELO PODEM INFLUENCIAR NO PADRÃO DE FRATURA DA CABEÇA DO RÁDIO?

RESUMO

Introdução:  As fraturas da cabeça do rádio estão sempre presentes em uma tríade terrível do cotovelo e podem ocorrer associadas a uma fratura-luxação de Monteggia, fratura transolecraniana e suas variações. Conhecer o grau de cominuição da fratura da cabeça do rádio e a localização dos fragmentos determinam a conduta a ser tomada.

Objetivos:  Correlacionar as fraturas-luxações com o padrão da fratura da cabeça do rádio (número de fragmentos) e o acometimento na região radioulnar proximal.

Material e Métodos:  Estudo retrospectivo (nível II) de pacientes submetidos a cirurgia devido fraturas de cabeça de rádio associadas às fraturas-luxações. Os pacientes possuíam radiografia nas incidências anteroposterior e perfil e tomografia. O número de fragmentos da fratura da cabeça do rádio e a presença de fratura na região radioulnar proximal foram correlacionadas com o tipo de fratura-luxação e as varáveis demográficas.

Conclusão:  Os tipos de fratura-luxação do cotovelo não foram capazes de predizer o número de fragmentos e a localização da fratura da cabeça do rádio. Entretanto, a maioria das lesões apresentaram três ou mais fragmentos na cabeça do rádio e muitos apresentaram acometimento da região da radioulnar proximal sugerindo traumas de alta energia. Nível de Evidência II; Estudo Retrospectivo.

Descritores: Fraturas da Cabeça e do Colo do Rádio; Fraturas do cotovelo; Fratura-Luxação

location_on
ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro