Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO ENTRE PORTAIS PARA COLOCAÇÃO DE ÂNCORAS NA INSTABILIDADE DO OMBRO

RESUMO

Objetivo:

Comparar radiograficamente o posicionamento das âncoras utilizadas no tratamento artroscópico da instabilidade do ombro, através dos portais de 3 ou 5 horas.

Métodos:

Avaliação retrospectivae de 36 pacientes, operados por dois cirurgiões de ombro do Hospital Unimed BH, entre janeiro de 2013 e janeiro de 2018. Cada cirurgião utilizou apenas uma das técnicas – portal de 3 ou 5 horas. As radiografias pós-operatórias foram avaliadas e comparadas a angulações entre o maior eixo da glenoide, o ângulo de inserção da âncora e a distância em relação ao polo inferior.

Resultados:

A utilização do portal de 5 horas propiciou a colocação mais adequada das âncoras em relação ao portal de 3 horas, permitindo o posicionamento mais ortogonal em relação à borda da glenoide (p < 0,05).

Conclusão:

A utilização do portal de 5 horas apresenta melhor posicionamento das âncoras quando comparado ao portal de 3 horas. Nível de evidência II, Ensaio Clínico.

Descritores:
Luxação do Ombro ; Artroscopia ; Instabilidade Articular

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br