Acessibilidade / Reportar erro

CONCORDÂNCIA INTRA E INTEROBSERVADORES DAS CLASSIFICAÇÕES NAS FRATURAS DO ÚMERO PROXIMAL EM ADULTOS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a concordância intra e interobservadores entre os sistemas de classificação Neer, AO e AO/OTA nas fraturas do úmero proximal de indivíduos adultos.

Métodos:

Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão determinados para a realização deste trabalho, foram selecionadas 100 radiografias de pacientes com fratura do úmero proximal. Estas foram submetidas à avaliação de quatro examinadores com níveis diferentes de expertise. A avaliação foi realizada em dois momentos distintos, com intervalo de 21 dias entre cada análise. As imagens foram randomizadas para a segunda avaliação por um pesquisador que não participou da seleção de imagens. Foi aplicado o teste kappa de Fleiss para verificar a concordância intra e interobservador.

Resultados:

Na primeira avaliação obtivemos valores de k = 0,724, k = 0,490 e k = 0,599, enquanto na segunda avaliação, os valores k = 0,759, k = 0,772 e k = 0,858 para as avaliações de Neer, AO e AO/OTA, respectivamente. Isso indica que a concordância intraobservador melhorou na segunda avaliação.

Conclusões:

As avaliações passaram de moderada para substancial para a classificação AO e de moderada para praticamente perfeita para o sistema AO/OTA. O nível de concordância interobservadores foram considerados substanciais (0,61-0,80) com k = 0,669, k = 0,715 e k = 0,780 para as classificações de Neer, AO e AO/OTA, respectivamente. Nível de Evidência III, Estudo Transversal Observacional.

Descritores:
Radiografia; Fraturas do Ombro; Fraturas Ósseas; Classificação; Variações Dependentes do Observador

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br