Acessibilidade / Reportar erro

FENOL CONTRA LIDOCAINA EM NEURÓLISE DO NERVO OBTURADOR PARA DOR ARTICULAR DO QUADRIL

RESUMO

Introdução:

Em pacientes com osteoartrite grave do quadril, sem condições clínicas ou socioeconômicas para a substituição total do quadril, o bloqueio do nervo obturador pode servir para o controle da dor e ganho funcional. Pode-se usar lidocaína ou fenol, embora seja esperado que o último apresente maior duração.

Objetivo:

Comparar a dor no quadril e o desempenho funcional após o bloqueio do nervo obturador com fenol versus lidocaína em pacientes com osteoartrite grave do quadril que não obtiveram sucesso no tratamento conservador.

Metodologia:

Quarenta e quatro pacientes programados para artroplastia total devido à osteoartrite grave foram randomizados para o ramo anterior do nervo obturador com fenol (PG) ou lidocaína a 1% (LG), guiados por estimulação elétrica. Os pacientes foram avaliados com EVA, WOMAC e dolorimetria de dor por pressão antes do procedimento e no primeiro e quarto meses seguintes.

Resultados:

Ambos os grupos apresentaram melhora significativa no controle da dor, na dolorimetria por pressão e na funcionalidade no primeiro mês, com efeito reduzido após quatro meses, embora as pontuações ainda fossem melhores do que a linha de base. Não foi possível observar nenhuma diferença estatística entre os grupos. Não foram relatados efeitos adversos graves.

Conclusão:

Tanto a lidocaína quanto o fenol são igualmente eficazes e seguros no bloqueio do nervo obturador para o controle da dor e melhora da funcionalidade em pacientes com OA grave de quadril. Nível de evidência I; Estudo clínico randomizado,duplo cego .

Descritores:
Fenol; Lidocaína; Osteoartrite do Quadril; Dor Crônica; Bloqueio Nervoso

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br