Accessibility / Report Error

COMPARAÇÃO DE ESCORES DE MARCHA E QUADRIL EM FRATURAS DO COLO FEMORAL E INTERTROCANTÉRICAS

RESUMO

Objetivo

O tratamento das fraturas instáveis da IT possui modalidades de tratamento com diferentes teorias. Hemiartroplastia é o tratamento ideal para fraturas instáveis (IT), devendo ser comparável à hemiartroplastia para fraturas do colo femoral (FN). Portanto, o objetivo deste estudo foi comparar pacientes que foram submetidos a hemiartroplastia não cimentada para diagnóstico do FN e IT instável em seus resultados clínicos, considerando a escala de estado funcional e a análise dos dados de habilidade de marcha coletadas por um smartphone.

Métodos

A combinação de casos foi aplicada a 50 pacientes com fratura FN e 133 pacientes com fratura IT submetidos ao tratamento de hemiartroplastia, a habilidade de marcha pré e pós-operatório, incluindo suas pontuações Harris Hip, foram comparadas. A análise de marcha foi executada com smartphone em 12 pacientes do grupo IT e 14 pacientes do grupo CF, que conseguiam andar sem apoio.

Resultados

Não foram encontradas diferenças significativas entre os pacientes com fraturas IT e FN em relação às pontuações Harris Hip nem quanto ao estado de marcha pré e pós-operatório. Na análise da marcha, os valores de velocidade, cadência, tempo de passo, comprimento do passo e simetria do tempo de passo foram significativamente melhores nos pacientes do grupo FN.

Conclusão

As operações de hemiartroplastia não cimentada para fraturas instáveis de IT, têm pontuação de quadril semelhantes às fraturas FN. Entretanto, os dados de velocidade de caminhada e simetria de caminhada mostraram-se inferiores. Esses resultados devem ser considerados na escolha do tratamento adequado.Nível de evidência III; Estudo retrospectivo.

Smartphone; Análise da marcha; Fraturas do quadril; Hemiartroplastia

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br