Acessibilidade / Reportar erro

ENSAIO MECÂNICO PRELIMINAR DO REFORÇO FEMORAL PROXIMAL COM CIMENTO ÓSSEO EM FORMA DE “X”

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o comportamento mecânico da extremidade proximal do fêmur submetido à técnica de reforço com polimetilmetacrilato (PMMA) em forma de X.

Métodos:

Foram utilizados 15 fêmures sintéticos, com densidade de 10 PCF da Nacional®, divididos nos grupos DX, com 5 unidades submetidas ao reforço com PMMA, e DP com 10 unidades, avaliados com sua integridade intacta. Foram analisados o volume de PMMA necessário, os valores da carga máxima e a energia absorvida até a fratura por meio de ensaio mecânico estático de flexão, simulando queda sobre o trocanter maior.

Resultados:

Foram usados em média 6 ml de PMMA para a modelagem do reforço em X e observou-se que o grupo DX apresentou carga máxima (mediana = 1553 N; p = 0,005) e energia absorvida até fratura (mediana = 9,7 J; p = 0,050) significativamente maior que o grupo DP (mediana = 905 N e 6,6 J).

Conclusão:

O reforço em X da extremidade proximal de fêmures sintéticos apresentou incremento estatisticamente significativo da carga máxima e energia absorvida até a fratura no ensaio mecânico em comparação com o grupo controle. Nível de evidência III, Estudo experimental.

Descritores:
Fratura intertrocantérica; Fêmur; Fraturas do fêmur; Polimetilmetacrilato; Osteoporose

ATHA EDITORA Rua: Machado Bittencourt, 190, 4º andar - Vila Mariana - São Paulo Capital - CEP 04044-000, Telefone: 55-11-5087-9502 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actaortopedicabrasileira@uol.com.br