Deteção precoce de problemas de saúde mental das crianças e adolescentes, incentivando-os a falar mais sobre os seus sentimentos. |
VI(15) VII(16,17)I |
Promoção do desenvolvimento da resiliência emocional das crianças e adolescentes: Incentivo a ter pensamento positivo, ser optimista, abraçar os desafios, a fazer algo para ajudar outra pessoa, a brincar e a desenvolver criatividade, a promover a auto-estima e auto-eficácia, a desenvolver bons relacionamentos e empatia entre os pares, a explorar as oportunidades de autodescoberta, de resolução dos problemas e aprender com eles e a desenvolver um senso do certo e errado. |
VI(15) VII(11,18,19)
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Promoção e incentivo a uma alimentação saudável, reduzindo a obesidade, a dormir bem e fazer exercícios regularmente. |
V(10,20) VII(17,18)
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Promoção da saúde emocional e bem-estar com fortalecimento da participação da comunidade, melhorando a inclusão social e reduzindo o estigma associado com problemas de saúde mental. |
VII(18,21)
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Promoção da saúde e do bem-estar de todos os rapazes e meninos, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e práticas sensíveis às necessidades distintas ao género. |
VII(22)
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Promoção do conhecimento cognitivo, histórico, cultural e experimental dos alunos, tratando os jovens como conhecedores, convidando-os a compartilhar a sua opinião e testar ideias em um ambiente de apoio. |
VII(19)
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Fornecimento de oportunidades para os jovens serem pró-ativos e garantir a saúde mental e o bem-estar, ampliando o repertório de habilidades positivas que possam gerar soluções para o enfrentamento de emoções e situações estressantes. |
V(10) VII(19)
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Encorajamento dos jovens a se unirem como um grupo e estabelecer formas compartilhadas de trabalho com os professores e a comunidade. |
VII(19)
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Envolvimento em atividades em que se sintam ouvidos e valorizados, construam a autoconfiança, melhorem o autocuidado e o cuidar dos outros. |
VII(17,19)
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Promoção da abordagem autogénica - o cultivo do bem-estar, baseado em explorações de alegria e em desenvolver fatores de proteção e não apenas em evitar riscos. |
VII(19)
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Incentivo a sair da zona de conforto com confiança para novas áreas. Empoderamento dos alunos, onde desenvolvem um lócus interno de controle, autoconfiança para enfrentar desafios e à vontade para considerar ideias novas ou divergentes e assumir a responsabilidade por seu próprio comportamento. |
VII(19)
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Apoio aos comportamentos saudáveis, ambientes escolares seguros e positivos e o envolvimento da família e da comunidade na escola. |
V(20) VII(23)
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Ensino de habilidades de emoções-sociais para as crianças e adolescentes. |
V(10) VII(24)
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Encorajamento para o bem-estar emocional dos jovens com base na terapia cognitivo-comportamental: aconselhar estratégias práticas de auto-ajuda, ajudar a aumentar a atividade física e a encontrar apoio social, monitorizar o impacto das mudanças de estilo de vida. |
VI(15)
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Apoio com intervenções breves dirigidas à higiene pessoal, atendimento odontológico, alimentação saudável, estilos de vida, saúde emocional, sono e rotinas. |
VII(17,25)
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Informação, suporte e conselhos aos jovens através dos media tais como Facebook ou Twiter. |
VII(17)
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Intervenções de enfermagem junto da família
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Identificação de problemas na saúde das crianças e desenvolvimento (como dificuldades de aprendizagem), segurança (como a negligência dos pais) e auto-suficiência económica dos pais fornecendo ajuda o mais cedo possível. |
VII(21)
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Incentivo a uma boa saúde e bem-estar ao longo da vida, iniciando na gravidez e incluindo visita domiciliária desde a gravidez precoce até aos dois anos de idade e planeamento das necessidades de saúde. |
VII(21,24,26)
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Apoio aos pais nas crises e ajudá-los a estabelecer relacionamentos e ambiente saudáveis através do qual a criança pode crescer. |
VII(11)
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Incentivo às mães a amamentar. |
VII(21)
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Ajuda aos pais a desenvolver um vínculo forte com as crianças (20). Apoio nos relacionamentos entre pais e filhos e proporcionando abordagens individualizadas para as necessidades de cada família. |
VII(17,24,26)
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Fornecimento de cuidados centrados na pessoa e dirigidos para o desenvolvimento de relações positivas mãe-bebé. |
VII(26)
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Apoio nas necessidades das famílias ajudando a criar uma imagem mais positiva de pais e do ambiente que eles proporcionam para o crescimento e desenvolvimento dos filhos. |
VII(24)
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Aconselhamento de estratégias de pensamento positivo com as mães e que promovam a sua própria saúde mental e reduzam o risco de depressão e stressores crónicos evitando o impacto que tem sobre a criança. |
VII(24)
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Proteção das crianças de doenças graves, através de triagem e imunização. |
VII(21)
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Encaminhamento das mães e crianças de famílias de baixos recursos económicos. |
VII(21)
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Capacitação dos pais a criar uma vida melhor para seus filhos e para si mesmos. |
VII(26)
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Intervenções de enfermagem na comunidade
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Avaliação e referenciação das desigualdades sociais, adequando as intervenções em direção à equidade em saúde, desenvolvendo parcerias com outros sectores. Participação no desenvolvimento de políticas de inclusão de grupos vulneráveis. |
VII(26)
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Estabelecimento de relação com as escolas, assumindo um papel ativo da liderança da equipe oferecendo apoio de enfermagem e supervisão da gestão. |
VII(17,23)
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Fornecimento de apoio de saúde e bem-estar em unidades móveis: vacinação, sessões de educação para a saúde sobre temas como álcool e fumar, alimentação saudável, exercício físico e higienização das mãos. |
VII(17)
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Visitação domiciliária e educação da família. |
V(10) VII(24)
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Recomendação a exposição a espaços verdes - jardins, parques, florestas, openspaces, hortas terapêuticas, comunhão com a natureza, caminhadas ou corrida. |
V(27)
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