Acessibilidade / Reportar erro

Protocolo gráfico de validação para avaliação da assistência de enfermagem segura em hemodiálise

Protocolo gráfico de validación para evaluación de asistencia de enfermería segura en hemodiálisis

Resumo

Objetivo

Validar o conteúdo e a aparência de um protocolo gráfico para avaliação do cuidado seguro de enfermagem a pacientes em hemodiálise.

Método

Estudo metodológico com abordagem quantitativa, organizado em três procedimentos: teóricos, a partir de uma scoping review; empíricos, na qual ocorreu processo de construção do protocolo gráfico e checklist para avaliação do cuidado seguro; por fim, os analíticos, para a validação propriamente dita com uso da técnica Delphi e participação de nove juízes especialistas em duas rodadas para o alcance da concordância.

Resultados

Elaboraram-se o checklist e o protocolo gráfico. Quanto à validade de conteúdo, em Delphi I, três critérios obtiveram Coeficiente de Validade de Conteúdo =0,77 no checklist. No que corresponde ao Delphi II, foram alcançados 80% em todos os itens referentes ao Coeficiente de Validade de Conteúdo, e todos os índices ficaram acima de 0,80. A validação de aparência ocorreu utilizando critérios de Suitability Assessment of Materials no Delphi I. Foi possível atingir um Coeficiente de Validade de Conteúdo total maior que 0,80 em todos, enquanto que, no Delphi II, os protocolos alcançaram concordância maior que 80% e Coeficiente de Validade de Conteúdo maior que 0,88, já que o checklist apresentou maior Coeficiente de Validade de Conteúdo com 0,91.

Conclusão

Apresentam-se o protocolo gráfico e o checklist para avaliação do cuidado seguro aos pacientes em hemodiálise válidos em seu conteúdo e aparência.

Diálise renal; Segurança do paciente; Insuficiência renal crônica; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br