Acessibilidade / Reportar erro

Complicações e o tempo de diagnóstico do diabetes mellitus na atenção primária

Resumo

Objetivo:

Analisar a associação entre o tempo da doença e o aparecimento de complicações do diabetes mellitus e descrever as características da população de diabéticos de um município de médio porte do Centro Oeste mineiro.

Métodos:

Estudo transversal realizado com 1320 usuários com diabetes mellitus. Os dados foram obtidos do sistema de cadastramento de Hipertensos e Diabéticos e foram avaliadas as variáveis: características sociodemográficas, duração da doença e complicações do diabetes.

Resultados:

Entre os usuários que possuem o diagnóstico da doença há mais de 10 anos, o percentual daqueles que apresentam complicações 156 (32,2%) é maior do que entre os que possuem o diagnóstico da doença há menos de 10 anos 45 (12,1%).

Conclusão:

Os resultados apontaram que a presença de complicações relacionadas ao diabetes pôde ser associada ao tempo de duração da doença.

Descritores
Diabetes mellitus; Complicações do diabetes; Autocuidado; Atenção primária à saúde; Estratégia de saúde da família

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br