Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Com a crescente participação da população em atividades esportivas, a necessidade de uma equipe multiprofissional de saúde é imprescindível. A presença do enfermeiro é relevante, pois este é responsável pelos cuidados iniciais e encaminhamento para atendimento médico especializado. No Brasil, até 2016, o enfermeiro brasileiro terá a abertura de um campo de trabalho ímpar na área esportiva, graças à realização, no Brasil, dos três maiores eventos do esporte mundial: a Copa do Mundo de Futebol (2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de verão (2016). Apesar da equipe de saúde, dentro ou fora do mundo esportivo, ser formada por profissionais de diferentes áreas, o profissional de Enfermagem é o melhor preparado para fornecer os cuidados emergenciais primários.

Para traçar um panorama, faremos um paralelo com dois importantes eventos esportivos mundiais. Aproximadamente 3.500 voluntários trabalharam nos Jogos Olímpicos e 1.500 nos Jogos Paraolímpicos de Londres (2012). Ao redor de 3.000 profissionais de Enfermagem se voluntariaram para trabalhar nos Jogos de Londres, nas 350 vagas oferecidas para esse profissional. Os serviços prestados pela equipe de Enfermagem são parte do que o Comitê Olímpico Internacional oferece. Nos Jogos de Londres a equipe de Enfermagem atuou principalmente na área de emergência e de cuidados primários e atendeu atletas, autoridades, espectadores e jornalistas. As estimativas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres é que no total foram realizados20 mil atendimentos. É importante frisar que, provavelmente, as demandas serão bem parecidas para os eventos esportivos que serão sediados no Brasil.

Apesar da importância do profissional de Enfermagem, a participação desse profissional no âmbito esportivo ainda é incipiente. Um profissional bem preparado, que tenha conhecimento sobre fatores de risco para lesões ou aqueles que possam comprometer o desempenho dos atletas, torna-se capaz de prestar grande contribuição ao atendimento. Nesse sentido, esse é um campo aberto e de excelentes oportunidades e desafios para o profissional de Enfermagem.

Rodrigo Luiz Vancini

Prof Adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Cássia Regina Vancini-Campanharo

Enfermeira da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo

Marília dos Santos Andrade

Profº Adjunta do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo

Claudio Andre Barbosa de Lira

Prof Adjunto do Setor de Fisiologia Humana e do Exercício da Universidade Federal de Goiás

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Jan 2014
  • Data do Fascículo
    2013
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br