Acessibilidade / Reportar erro

Impacto dos sintomas de ansiedade e depressão na autoeficácia percebida em estudantes de enfermagem

Impacto de los síntomas de ansiedad y depresión en la autoeficacia percibida de estudiantes de enfermería

Resumo

Objetivo:

Identificar a relação da autoeficácia percebida com a autoestima e a presença de sintomas de ansiedade e depressão de estudantes no início do curso de graduação em Enfermagem.

Métodos:

Estudo transversal, desenvolvido em duas Instituições de Ensino Superior públicas. A amostra foi constituída por 82 participantes. Utilizaram-se três instrumentos validados para mensuração das variáveis: Escala de Autoestima Rosenberg, Escala de Autoeficácia Geral e Percebida e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão.

Resultados:

A maioria dos estudantes apresentou sintomas ansiosos (73,2%) e níveis moderados de autoestima (89,0%) e de percepção de autoeficácia. Os universitários com sintomas de ansiedade e depressão apresentaram escores de autoeficácia percebida inferiores àqueles sem ansiedade e sem depressão (p<0,001).

Conclusão:

A presença de ansiedade e depressão compromete a percepção de autoeficácia de graduandos de enfermagem. Esses resultados adequam-se como um estímulo para a implementação de programas de ajuda em saúde mental nas universidades, que, em médio e longo prazos, poderão propiciar enfermeiros mais saudáveis, satisfeitos e que proporcionarão a seus clientes uma assistência competente e segura.

Descritores
Autoeficácia; Autoimagem; Ansiedade; Depressão; Estudantes de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br