Acessibilidade / Reportar erro

Identificação do paciente nos registros dos profissionais de saúde

Identificación del paciente en los registros profesionales de salud

Resumo

Objetivo:

Identificar a conformidade dos dados de identificação do paciente nos registros dos profissionais de saúde de três hospitais públicos do Rio Grande do Norte.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal realizado em três hospitais públicos do Rio Grande do Norte, nas enfermarias de clínica médica e cirúrgica. A amostra constituiu-se de pacientes internados há pelo menos dez dias nesses espaços, no período de outubro a novembro de 2016. A análise de dados ocorreu de forma descritiva, mediante frequências absolutas e Diagrama de Pareto.

Resultados:

Obteve-se não conformidade nos dados dos cabeçalhos data de nascimento e filiação, sendo responsáveis por 61% das inadequações nas evoluções médicas, 65% nas anotações da equipe de enfermagem e 62% nos pareceres médicos e das demais categorias.

Conclusão:

O estudo revelou que os cabeçalhos dos registros dos profissionais de saúde dos hospitais analisados não garantem a identificação correta do paciente e a segurança do paciente.

Descritores
Segurança do paciente; Profissional da saúde; Comunicação; Hospital

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br