Radner et al., 2018(3)
|
Oferecer sugestões concretas para inovadores e tomadores de decisão usar, modificar e continuar a transição para impacto em escala. |
Revisão |
Portfólio do Saving Brains, contendo 84 estratégias inovadoras em países de baixa e média renda |
Melhorar os desfechos do desenvolvimento infantil nos primeiros 1000 dias de desenvolvimento |
Visita domiciliares, serviços em clínicas, centros comunitários e creche com duração não especificada |
Agentes comunitários de saúde, membros da comunidade, ou profissionais não médicos |
Crianças nos primeiros 1000 dias de vida |
Fidelidade, adequação, penetração sustentabilidade |
Álvarez, et al., 2016(19)
|
Avaliar o impacto da implementação do programa Growing Up Happily in the Family nas habilidades parentais e desenvolvimento das crianças |
Não especificado |
Growing Up Happily in the Family |
Promover do desenvolvimento da criança através da melhoria das competências dos pais e dos ambientes de aprendizagem familiar |
Grupos semanais de 90 minutos por 4 a 5 meses, ou 9 visitas domiciliares semanais de 90 minutos por 4 meses |
Facilitadores |
Crianças de 0 a 5 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação, adoção, |
Aronna, 2006(20)
|
Identificar os condicionantes para a implementação do Programa Materno Infantil y Nutrición (PROMIN) em Rosário, Argentina. |
Estudo de caso |
Programa Materno Infantil y Nutrición (PROMIN) |
Reduzir a morbimortalidade materna e infantil e promover o desenvolvimento psicossocial de crianças entre 2 e 5 anos de idade |
Duração total de 3 anos, porém, dose não especificada |
Não especificado |
Crianças com desnutrição, e idade < 6 anos |
Aceitabilidade, adequação, penetração |
Atashbahar et al., 2021(21)
|
Identificar os fatores que afetam o processo de formulação de políticas para o desenvolvimento da primeira infância e esclarecer como esses fatores afetam a tomada de decisões e criam desafios a esse respeito. |
Pesquisa qualitativa |
Elaboração de políticas de desenvolvimento infantil integrado (IECD) |
Elaborar políticas de desenvolvimento infantil integrado para promover um ambiente seguro para as crianças e suas famílias. |
Não especificado |
Serviços e estratégias que proporcionam cuidados de saúde primários, nutrição adequada, educação e nutrição. |
Crianças até 8 de idade. |
Viabilidade, adequação, custo incremental |
Barboza et al., 2018(22)
|
Investigar o conteúdo dos encontros entre famílias e profissionais durante as visitas domiciliares e obter uma compreensão mais profunda de como se relaciona com os conceitos de universalismo proporcional e desenvolvimento equitativo na primeira infância. |
Pesquisa qualitativa |
Programa de visita domiciliar prolongada pós-natal |
Diminuir os fatores de risco, aumentando os fatores de proteção para o bem-estar e saúde das crianças por meio do fortalecimento da autoeficácia e saúde dos pais. |
Até 6 visitas, 15 meses. |
Enfermeiras da equipe de cuidados em saúde infantil + orientador parental do serviço social local |
Pais pela primeira vez |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação, |
Bawani, et al., 2021(23)
|
Investigar o papel da formação de professores na implementação do currículo pré-primário, Pré-primary Curriculum Framework (PCF) de Botswana em Francistown. |
Pesquisa qualitativa |
Pré-primary Curriculum Framework (PCF) |
Promover desenvolvimento profissional de professores para alcance de uma educação de qualidade, acesso universal à educação, educação equitativa e aprendizagem ao longo da vida. |
Não especificado |
Departamento de Currículo e Avaliação |
Crianças escolares pré-primárias |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, |
Beasley et al., 2021(24)
|
Compreender os fatores que influenciam a inscrição e o envolvimento precoce no programa, bem como as estratégias de recrutamento que podem ser melhoradas. |
Pesquisa qualitativa |
Legacy for Children |
Promover o desenvolvimento infantil (cognitivo, da linguagem, desenvolvimento comportamental e socioemocional) e construindo a autoeficácia materna por meio de redes de apoio. |
Duração total de 3 anos, sendo 9 blocos de 10 sessões semanais consecutivas com intervalos de 4-6 semanas após cada sessão |
Líderes de grupo bilíngues e biculturais |
Mães latinas de crianças de até 3 anos. |
Aceitabilidade, viabilidade, adequação. |
Berry et al., 2000(25)
|
Identificar barreiras e facilitadores da implementação de serviços de desenvolvimento infantil em instituições de saúde gerenciadas por Medicaid Managed Care Organizations (MMCOs). |
Pesquisa qualitativa |
Programas ou serviços de desenvolvimento infantil em MMCOs |
Avaliar programas e serviços em diversos MMCOs, com objetivos diversos |
Não especificado |
Enfermeiros, médicos obstetras, pediatras, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, equipe de escritório, aconselhadores, gestores de casos |
Gestantes e cuidadores de crianças |
Aceitabilidade, adequação, adoção, sustentabilidade |
Berry et al., 2008(26)
|
Avaliar a viabilidade e o sucesso do programa Assuring Better Child Health and Development (ABCD) |
Pesquisa qualitativa |
Better Child Health and Development (ABCD) |
Expandir e melhorar a prestação de serviços de desenvolvimento infantil para crianças de baixa renda por meio do setor saúde em quatro estados americanos |
Não especificado |
Os quatro estados selecionados eram livres para projetar qualquer programa de desenvolvimento infantil |
Crianças menores de 3 anos inscritas no Medicaid |
Viabilidade, adequação, penetração |
Bingham et al, 2016(27)
|
Examinar a implementação de uma intervenção de alfabetização precoce, Systematic and Engaging Early Literacy (SEEL) na alfabetização |
Estudo quase-experimental |
Systematic and Engaging Early Literacy (SEEL) |
Promover habilidades de alfabetização das crianças do jardim de infância como habilidades de consciência fonológicas |
Não especificado |
Professores |
Crianças do jardim da infância |
Fidelidade, aceitabilidade |
Black et al., 2015(28)
|
Analisar o impacto das intervenções integradas no crescimento linear e no desenvolvimento cognitivo |
Revisão |
Intervenções integrando nutrição e desenvolvimento infantil apresentadas nas Sessões Científicas da Reunião Anual da Associação Americana em Nutrição realizada em 2015 em Boston, Massachussetts, EUA. |
Não especificado |
Não especificado |
Não especificado |
Crianças menores de 5 anos |
Fidelidade, adequação, penetração, adoção |
Buccini et al., 2021(29)
|
Analisar barreiras e facilitadores da implementação, ampliação e sustentabilidade do Programa Criança Feliz (PCF) do ponto de vista de informantes-chave nas esferas federal e estadual |
Estudo de caso |
Programa Criança Feliz (PCF) |
Ensinar aos pais como proporcionar oportunidades de aprendizagem na primeira infância ajudando-os a desenvolver suas habilidades parentais responsivas. |
Visitas domiciliares semanais para crianças menores de 3 anos e visitas mensais para gestantes. |
Supervisores e visitadores domiciliares |
Mulheres grávidas e cuidadores de crianças menores de 36 meses em situação de vulnerabilidade social ou de risco e crianças menores de 72 meses com deficiência. |
Fidelidade, aceitabilidade, penetração, adoção, sustentabilidade |
Canada, 2009(30)
|
Examinar questões de desenho e implementação, progresso inicial na realização de objetivos imediatos, e questões relacionadas à prestação de contas |
Avaliação formativa |
Early Years Initiative (UEY) |
Identificar lacunas nos serviços e programas para crianças pequenas e suas famílias e para desenvolver um Plano de Ação Comunitário |
Não especificado |
Não especificado |
Crianças com 5 anos de idade entrando na pré-escola |
Fidelidade, viabilidade, adequação, penetração, adoção |
Cavallera et al., 2019(31)
|
Identificar barreiras e facilitadores para o escalonamento de projetos de DPI |
Pesquisa qualitativa |
Projetos de desenvolvimento na primeira infância em países de baixa e média renda. |
Não especificado |
Não especificado |
Não especificado |
Crianças em primeira infância |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, penetração, sustentabilidade |
Corter et al., 2008(32)
|
Examinar o uso do instrumento de desenvolvimento precoce como uma ferramenta de avaliação cumulativa e uma ferramenta formativa de melhoria do programa Toronto First Duty (TFD). |
Estudo de caso |
Toronto First Duty (TFD) |
Oferecer serviços integrados, desenvolvido em escolas públicas, que combina ações para criança com jardim de infância e creches, e apoio aos pais |
Não especificado |
Escolas (envolvimento de professores, profissionais que cuidam de crianças, gerências, etc.) |
Crianças ao longo dos 6 primeiros anos |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Culp et al., 2004(33)
|
Avaliar a fidelidade da implementação e os resultados na parentalidade quando os bebês tinham um ano de idade |
Estudo de avaliação |
Não especificado |
Ensinar sobre desenvolvimento infantil e parentalidade, saúde infantil e materna e modelagem de habilidades parentais. |
Visitas semanalmente durante o primeiro mês (28 semanas de gestação) e, em seguida, quinzenalmente durante o resto da gravidez. Quando os bebês nasciam, visitas semanais durante os primeiros três meses; quinzenalmente de 3 a 21 meses; e mensalmente a partir de 21 a 36 meses |
Especialistas em desenvolvimento infantil |
Gestantes que seriam mães pela primeira vez foram acompanhadas até o primeiro ano de vida da criança. |
Fidelidade |
Draper et al., 2021(34)
|
Documentar o processo de disseminação do Guia Sul-Africano; e relatar a viabilidade e aceitabilidade da implementação dos workshops de disseminação |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Guia Sul-Africano 24h de movimento |
Disseminar o guia para os usuários finais |
Não especificado |
Equipe das organizações de base comunitária |
Cuidadores de crianças de 0-5 anos e cuidadores em centros escolares |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação. |
Draper et al., 2019(35)
|
Avaliar a viabilidade e aceitabilidade de uma intervenção domiciliar - Amagugu Asakhula. |
Estudo piloto |
Amagugu Asakhula |
Promover a capacidade dos cuidadores em promoverem a saúde e desenvolvimento dos filhos em idade pré-escolar |
Intervenção durante seis sessões de visitas domiciliares semanais |
Agentes Comunitários de Saúde |
Mulheres cuidadoras de crianças em idade pré-escolar de 3 a 5 anos em ambiente de baixa renda. |
Aceitabilidade |
Drummond et al., 2002(36)
|
Avaliar um programa de apoio domiciliar para mães em situação de risco e seus filhos |
Estudo de avaliação |
Parent Support Program |
Desenvolver capacidade parental e das competências de desenvolvimento da criança em famílias jovens que viviam em situações de risco |
2±4 horas por semana é fornecido através de programas de visita domiciliar, apoio aos pais e programação de crianças no centro. Os funcionários podem fornecer 15±20 horas de serviço por semana para se encontrarem com os membros da família, variando de 4 a 6 semanas a menos de 6 meses. |
Programa multidisciplinar num enfoque de saúde primária (por exemplo, imunização, nutrição infantil, saúde pré-natal, recuperação pós-parto). |
Crianças de 0 - 3 anos |
Fidelidade |
Duggan et al., 1999(37)
|
Avaliar o Hawaii ‘s Healthy Start Program (HSP) ao final de dois anos de implementação e seguimento das famílias. |
Estudo de avaliação |
Hawaii ‘s Healthy Start Program (HSP) |
Prevenir o abuso e a negligência infantil e promover a saúde e o desenvolvimento em recém-nascidos de famílias em risco de desfechos negativos de saúde infantil. |
Três anos, com visitas semanais no início, diminuindo gradualmente para visitas trimestrais à medida que o funcionamento familiar melhora. |
Visitadores domiciliares (profissionais treinados, mas não licenciados), recrutados na comunidade, com qualidades essenciais para trabalhar com famílias vulneráveis |
Pais e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade (em risco de abuso ou negligência infantil) |
Fidelidade |
Duggan et al., 2018(38)
|
Descrever os serviços prestados às famílias e como esses serviços variam de acordo com as características das famílias, visitadores domiciliares, programas locais, outras partes interessadas em visitas domiciliares e comunidades. |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Quatro modelos de visitas domiciliares entregues por Departamentos de Saúde dos Estados Unidos: Early Head Start; Healthy Families America; Nurse-Family Partnership; e Parents as Teachers |
Promover a primeira infância por meio de visitas domiciliares às famílias |
Não especificado |
Não especificado |
Mães e gestantes com 15 anos ou mais e crianças até 6 meses de idade. |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação, custo incremental |
Ealy, 2017(39)
|
Investigar a viabilidade da adaptação e da implementação do currículo Building Early Emotional Skills (BEES) |
Estudo de viabilidade |
Building Early Emotional Skills (BEES) |
Promover exercícios de autoconscientização que ajudam os pais a compreender os comportamentos e atitudes de suas crianças |
Visita domiciliar semanal |
Não especificado |
Crianças de 3 a 30 meses de idade em famílias de imigrantes mexicanos |
Viabilidade, adequação. |
Elsey et al., 2020(40)
|
Aprofundar e ampliar a compreensão sobre a demanda por centros de cuidados infantis, e explorar a viabilidade de entrega da intervenção (uma creche) |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Centros para cuidado de crianças |
Implementar centros de cuidados para crianças |
10 meses |
Equipe dos centros |
Crianças até 5 anos de idade |
Aceitabilidade, viabilidade, adequação, sustentabilidade, custo incremental |
Folger et al., 2016(41)
|
Avaliar a eficácia do aprimoramento comunitário de visitas domiciliares para fortalecer a participação nas visitas domiciliares e melhorar o impacto do programa do programa Every Child Succeeds |
Estudo retrospectivo, quase-experimental |
Community-based enrichment home visiting (CBE-HV) |
Promover o engajamento de famílias em visitas domiciliares ancoradas no fortalecimento comunitário |
Visitas domiciliares semanais na primeira e nas últimas quatro semanas de atendimento pré-natal, e quinzenalmente no restante da gestação. Posteriormente, as visitas domiciliares ocorreram semanalmente e eventualmente diminuíram para visitas mensais |
Mais de 70% das visitas foram realizadas por uma agência primária. |
Crianças de 0 a 3 anos de idade |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação, adoção, |
Fracolli et al., 2018(42)
|
Relatar a experiência de implementação do Programa de Visitação Jovens Mães Cuidadoras. |
Estudo de caso |
Programa de Visitação Jovens Mães Cuidadoras |
Promover a parentalidade por meio de visita domiciliar em cinco eixos de assistência. |
A quantidade média de visitas a ser realizada por período: durante a gravidez, de 10 a 15 visitas; no puerpério, de 4 a 6; e dos 2 meses aos 18 meses da criança, em torno de 40 visitas domiciliares. No total: 58 a 63 visitas, com frequência quinzenal |
Enfermeiras |
Mães adolescentes ingressaram no programa a partir da 8º-16º semana de gestação e deveriam permanecer até a criança completar 18 meses de idade |
Aceitabilidade, viabilidade, penetração, adoção |
Gaitán-Rossi et al., 2019(43)
|
Avaliar a fidelidade de implementação do PROSPERA DIGITAL (PD) usando 6 dimensões adesão, qualidade, capacidade de resposta, complexidade de intervenção, estratégias de facilitação, e diferenciação de programas. |
Pesquisa qualitativa |
PROSPERA DIGITAL (PD) |
Promover aconselhamento e orientações por meio de plataforma mHealth via mensagens SMS sobre saúde materna e cuidados infantis, nutrição e amamentação, lembretes de consultas, e vacinas médicas |
Mensagens de texto SMS são enviadas durante a gravidez e os primeiros 2 anos de vida dos seus bebes |
Plataforma mHealth |
Gestantes e crianças até os 2 anos de idade |
Fidelidade |
González-Fernández et al., 2020(44)
|
Comparar a melhoria da saúde e do desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos entre as comunidades que criaram hortas comunitárias e caseiras e promoveram oficinas de nutrição consciente e preparação de refeições para melhorar a interação cuidador-criança em assentamentos periféricos de Lima. |
Estudo de intervenção prospectivo do tipo antes e depois |
Wawa Illari |
Melhorar a saúde e o desenvolvimento de crianças, incluindo uma perspectiva da segurança alimentar |
18 meses (período do estudo) |
Promotores de saúde comunitários |
Crianças 0-3 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Hewer et al., 2006(45)
|
Determinar se a implementação do programa de alfabetização precoce em Geraldton, na região Oeste da Austrália continha as características de programas efetivos anteriormente implementados. |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Programa de alfabetização precoce |
Melhorar o desenvolvimento da alfabetização na primeira infância, fornecendo aos pais um livro apropriado e informações sobre leitura para crianças |
O pacote de materiais é entregue aos pais de bebês durante o exame de rotina de 7 a 9 meses |
Clínicas de saúde infantil e enfermeiros |
Pais de crianças atendidos no exame de rotina de 7-9 meses da criança |
Fidelidade aceitabilidade, adequação, adoção |
Jack et al., 2015(46)
|
Adaptar e avaliar o programa Nurse–Family Partnership (NFP) de visitas domiciliares. |
Estudo de caso qualitativo |
Nurse–Family Partnership (NFP) |
Promover as habilidades parentais por meio de visitas domiciliares |
Começa durante a gravidez e continua até a criança completar dois anos de idade. |
Enfermeiras |
Mães pela primeira vez, socialmente e economicamente desfavorecidas. |
Fidelidade, viabilidade |
Jahir et al., 2021(47)
|
Examinar os facilitadores e barreiras na implementação de uma intervenção integrando estimulação infantil e intervenções de saúde materna e infantil na zona rural de Bangladesh. |
Ensaio randomizado controlado |
Integration of Nutrition, Early Childhood Development and water, sanitation, hygiene (RINEW) |
Entregar intervenções integradas de saúde, desenvolvimento infantil e saneamento para grávidas e cuidadores de crianças até 15 meses de idade. |
Duração total de 9 meses, com um total de 18 sessões: 9 em grupo, 9 visitas domiciliares |
Agentes comunitários de saúde entregam sessões em grupos ou visitas domiciliares |
Grávidas e cuidadoras de crianças até 15 meses de idade |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Kavle et al., 2019(48)
|
Descrever o processo de implementação do programa comunidade amiga da criança no sistema de saúde do Quênia. |
Estudo descritivo |
Iniciativa comunidade amiga da criança |
Promover a amamentação, alimentação complementar e nutrição materna com foco no apoio a intervenções reprodutivas, maternas, neonatais, de saúde infantil e nutrição para prevenir a mortalidade materna e infantil. |
De outubro de 2014 a dezembro de 2017 |
Ministério da Saúde com assistência técnica do Programa de Sobrevivência Materna e Infantil (MCSP) e UNICEF |
Gestantes, lactantes e avós cuidadoras assistidas em cinco condados do Quênia |
Fidelidade, penetração, adoção, sustentabilidade |
Khan et al., 2017(49)
|
Explorar a implementação da intervenção de DPI em unidades de saúde privadas de nível primário no Paquistão |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Sessão estruturada de aconselhamento clínico em combinação com atividades de fortalecimento da comunidade |
Promover as habilidades maternas, a nutrição e estimulação da primeira infância e a saúde mental das mães |
Uma sessão de 10 minutos quando a criança tinha <6 semanas, aos 3 meses, 6 meses e 9 meses de idade. |
Assistentes clínicos e médicos |
Mães com crianças de < 6 semanas até 9 meses |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação, adoção |
Kisker et al., 2002(50)
|
Descrever experiências de implementação dos 17 programas de pesquisa do Early Head Start program (EHSP) entre 1995/1996 e 1999. |
Estudo de avaliação |
Early Head Start program (EHSP) |
Promover aprimoramento de questões relacionadas ao desenvolvimento infantil e familiar. |
Não especificado |
Equipes de atenção infantil |
Famílias e crianças de 0-3 anos |
Fidelidade aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Kitsao-Wekulo et al., 2021(51)
|
Descrever o desenvolvimento de um aplicativo de celular para uso entre cuidadores [de crianças] e determinar a viabilidade e impacto preliminar na progressão do desenvolvimento da criança. |
Estudo transversal |
Aplicativo de envio de mensagens |
Ajudar jovens mães a responderem às necessidades de progresso no desenvolvimento de seus filhos em tempo oportuno. |
12 meses, com mensagens mensais sobre marcos de DPI e instruções sobre como estimular a criança caso os marcos não estivessem sendo alcançadas. |
aplicativo de celular e voluntários comunitário de saúde |
Cuidadores de crianças entre 6 a 24 meses. |
Aceitabilidade, viabilidade |
Kohli-Lynch et al., 2020(52)
|
Descrever recursos humanos e conteúdos curriculares para a implementação de projetos Responsive Caregiving and Early Learning (RCEL) em diversos LMICs, utilizando dados do portfólio da Saving Brains. |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Responsive Caregiving and Early Learning (RCEL) |
Melhorar o desenvolvimento cerebral através da prevenção de lesões cerebrais, promovendo ambientes estimulantes e reativos e/ou protegendo as crianças de fatores de risco de desenvolvimento |
Não especificado |
Não especificado |
Crianças nos primeiros 1,000l dias de vida |
Fidelidade, adequação |
Krippel et al., 2020(53)
|
Determinar a viabilidade e eficácia das intervenções Baby TALK e PIWI entre famílias de crianças pequenas em risco e identificar potenciais barreiras à implementação dessas duas intervenções no Estado de Illinois, EUA. |
Estudo piloto com avaliação pré e pós intervenção. |
Integração de duas intervenções Baby TALK (serviço de visitas domiciliares) e PIWI (serviço de visitas domiciliares e grupos de brincadeiras em uma escola infantil) ao programa CU Early |
Fornecer serviços preventivos que respondem aos fatores de risco e necessidades exclusivas de uma família com vistas impactar positivamente o desenvolvimento infantil em crianças desde o pré-natal até os três anos de idade, enquanto enriquece o relacionamento entre pais e filhos |
Não especificado |
Não especificado |
Pais com filhos com idades de 0 a 3 anos que estavam “em risco” de fracasso escolar e problemas de saúde |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Larson, 2000(54)
|
Avaliar barreiras e facilitadores do Even Start programa para o Departamento de Educação do Estado do Maine, EUA. |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Even Start |
Atender às necessidades de aprendizagem de toda a família usando um modelo educacional integrado, que inclui educação infantil, alfabetização de adultos e educação paternal. |
Não especificado |
Não especificado |
Famílias mais necessitadas em seus distritos. |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Leer et al., 2019(55)
|
Descrever a implementação de programas de visita domiciliar em sete países: Bolívia, Brasil, Equador, Jamaica, Nicarágua, Panamá e Peru |
Pesquisa qualitativa |
Programas de visita domiciliar |
Fornecer aos cuidadores as informações e habilidades necessárias para promover a saúde de seus filhos desenvolvimento e aprendizagem por meio de uma série de visitas domiciliares. |
A observação das visitas ocorreu em quatro meses. Pelo menos cinco visitas, duração média de 40 a 56 minutos cada visita; um dos locais teve média de 18 minutos de duração das visitas. |
Profissionais de saúde treinados ou para profissionais |
Cuidadores e crianças. Não foi descrita a idade, mas as crianças observadas nos programas de DPI tinham em média de 16,2 a 26,5 meses. |
Fidelidade, aceitabilidade, |
Love et al., 2009(56)
|
Avaliar a qualidade, intensidade e implementação da segunda fase do Programa Los Angeles Universal Preschool (LAUP) |
Estudo descritivo |
Los Angeles Universal Preschool (LAUP) Program |
Alcançar aos critérios de qualidade da LAUP em todas as pré-escolas |
Não especificado |
Pré-escolas e escolas públicas (tanto tradicionais como charter) e privadas, centros Head Start, e casas de cuidado infantil |
Escolas com crianças de 4 anos de idade |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Lucas et al., 2018(57)
|
Descrever o programa Care for Child Development (CCD) e determinar onde e como CCD tem sido implementado e identificar modos de entrega. |
Revisão |
Care for Child Development |
Auxiliar cuidadores a construir relações com crianças pequenas e solucionar problemas de cuidados integrais. |
Variável, geralmente uma consulta de aconselhamento e acompanhamento posterior |
Aconselhadores, que são profissionais de saúde, educadores, agentes comunitários de saúde etc. |
Crianças até 5 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, penetração, sustentabilidade |
Luoto et al., 2021(58)
|
Avaliar os determinantes da implementação do Msingi Bora, incluindo aceitação do programa e a fidelidade da entrega, e sua associação com os resultados dos pais e filhos no Quênia rural |
Estudo de avaliação com métodos mistos |
Msingi Bora |
Promover o desenvolvimento da primeira infância (desenvolvimento cognitivo, de linguagem e socioemocional) através de atividades em grupo com os pais que inclui atividades em torno do brincar responsivo e conversar com as crianças. |
12 sessões de grupo mais 4 encontros de avaliação. Encontros quinzenais. |
Voluntários comunitário de saúde |
Cuidadores do sexo feminino com 15 anos ou mais e crianças entre 6 e 24 meses |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação, penetração, sustentabilidade |
Manz et al., 2017(59)
|
Examinar o impacto do programa Little Talks integrado a visitas domiciliares do Early Head Start e monitorar a fidelidade da intervenção e fornecer feedback de desempenho quinzenal aos visitantes domiciliares. |
Estudo experimental |
Little Talks |
Fortalecer a linguagem de bebês e crianças pequenas e habilidades de alfabetização emergentes para uso em programas de visita domiciliar |
São 24 lições projetadas para integração em visitas domiciliares, com várias combinações de atos de fala (solicitação ou disposições), juntamente com uma sequência cada vez mais complexa de focos de conteúdo (rótulos, eventos, experiências pessoais, sentimentos de caráter) |
A intervenção foi entregue por visitadores domiciliares do programa já existente (Early Head Start) |
Pais de crianças menores de 3 anos de baixa renda. |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Mckay, 2006(60)
|
Não especificado |
Estudo de avaliação |
Treinamento por meio do projeto Fortalecimento da Vigilância do Desenvolvimento e Práticas de Referência de Profissionais de Saúde Infantil. |
Educar os provedores de saúde infantil (pediatria e de saúde da família atuantes na atenção primária) na detecção e identificação precoce de questões de desenvolvimento e comportamento na infância e no uso do sistema de referência Help me Grow. |
Treinamentos foram breves, mas a duração não foi especificada |
Profissionais de saúde, com atuação comunitária na área de saúde infantil |
Média de idade das crianças atendidas pelos profissionais capacitados foi de 23 meses. |
Fidelidade, viabilidade, penetração, |
McKay et al., 2006(61)
|
Relatar a experiência com o desenho e implementação do programa ChildServ e implicações para a expansão subsequente do programa. |
Estudo de caso |
ChildServ |
Aumentar a detecção precoce de problemas de desenvolvimento a partir de iniciativas já existentes. |
Não especificado |
Profissionais de saúde da criança, gestores da secretaria de saúde, grupos de pais. |
Crianças até 4 anos |
Viabilidade, aceitabilidade, custo incremental |
Meier et al., 2017(62)
|
Descrever e comparar um panorama da política e prática de DPI na África do Sul e Turquia. |
Estudo de casos comparativo |
Programas voltados ao DPI promovem ou apoiam o desenvolvimento de crianças, incluindo grupos de crianças em centros de educação e/ou na comunidade, ou programas domiciliares |
Promover o DPI |
Não especificado |
Não especificado |
Na África do Sul, crianças com idade entre o nascimento e nove anos; Na Turquia crianças de 0-6 anos. |
Fidelidade, adequação, penetração, |
Meyers et al., 2019(63)
|
Descrever os achados sobre viabilidade e grau de implementação do modelo CASEL em 14 líderes de times educacionais, que foram apoiados por coaches em aprendizado social e emocional |
Parte de um grande ensaio randomizado em cluster |
PATH |
Implementar um currículo sobre aprendizado social e emocional |
Dois anos |
Coaches e líderes escolares |
Professores de alunos das 1 a 3 séries |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Morelli et al., 2014(64)
|
Identificar desafios para o rastreamento de desenvolvimento em contextos urbanos de baixa renda e avaliar a viabilidade e aceitabilidade destas estratégias. |
Estudo exploratório de métodos mistos |
Rastreamento do desenvolvimento |
Preparar pediatras para estabelecer rastreamento do desenvolvimento com pais durante consultas regulares ao consultório |
30 meses. O rastreamento do desenvolvimento infantil aconteceu nas visitas de 9, 18, 24 e 30 meses. |
Pediatras (residentes e assistentes) |
Cuidadores de crianças até 30 meses e gestantes com mais de 36 semanas de idade gestacional |
Viabilidade, aceitabilidade |
Morrison et al., 2018(65)
|
Explorar os fatores que afetam a presença/comparecimento e o seguimento nas consultas de acompanhamento do programa nacional tailandês de monitoramento do desenvolvimento, e trabalhar maneiras de superá-las. |
Pesquisa ação, com uso de métodos qualitativos |
Rastreamento do desenvolvimento |
Monitorar o DI |
Monitoramento do DI a cada visita de vacinação aos 9, 18, 30 e 42 meses e aconselhamento de cuidadores |
Profissionais de saúde |
Testes em crianças de até 42 meses |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação, adoção |
Murphy et al., 2018(66)
|
Revisar pesquisas de implementação para programas de DPI (visando crianças 0-8) em ambientes humanitários |
Estudo de revisão e estudo qualitativo |
Intervenções na primeira infância em cenários de conflito e pós-conflito |
Promover atividades de aprendizagem e de aprendizagem entre pais e filhos |
Sessões em grupo para apoio psicossocial às mães em combinação a visitas domiciliares; atividade de contar histórias para as crianças e entregar um brinquedo para abraçar e oferecer cuidados; sessões em grupo com tema “pais fazem a diferença” combinado a visitas domiciliares |
Não especificado |
Idade das crianças alvo nos estudos variou de 6 meses até 7 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, |
Nair et al., 2020(67)
|
Analisar a implementação e adaptações no programa Integrated Child Development Services program (ICDS) |
Estudo piloto |
Integrated Child Development Services program (ICDS) |
Aumentar o envolvimento dos pais no cuidado dos filhos e avaliar o impacto no desenvolvimento infantil. |
Duração total de 1ano, com reuniões mensais com os pais |
Trabalhadores comunitários dos centros de cuidado infantil |
Pais e mães com baixo nível socioeconômico e suas crianças de 0 a 3 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação |
Natale et al., 2020(68)
|
Não especificado |
Não especificado |
Jump Start |
Promover o desenvolvimento socioemocional e minimizar dificuldades comportamentais em crianças. |
Duração: cada sessão tinha duração aproximada de 45 minutos Frequência/Intensidade/Dose: 10-12 sessões. |
Especialistas em suporte emocional e social |
Crianças de 1 a 5 anos em centros educacionais localizados em regiões de baixa renda, e pertencentes a grupos multiétnicos. |
Fidelidade, aceitabilidade, penetração, adoção, sustentabilidade |
Nicholson et al., 2010(69)
|
Examinar mudanças entre pré e pós-intervenção e variações de acordo com o local de implementação |
Estudo de avaliação |
Sing & Grow |
Promover a parentalidade positiva e o desenvolvimento da criança por meio de terapia musical |
Dez sessões de 1 hora realizadas semanalmente para grupos de 8 a 12 díades pais-filhos. |
Clínicos |
Pais em situação de vulnerabilidade, desde o nascimento da criança até os 3 anos de idade |
Fidelidade, aceitabilidade |
Nores et al., 2018(70)
|
Compreender a qualidade da implementação do programa aeioTU, e apoiar um processo de melhoria contínua na Colômbia. |
Estudo de avaliação |
aeioTU |
Fornecer serviços de visita domiciliar e creches na maioria de seus centros |
Serviços são ofertados durante 11 meses do ano e atende crianças durante 9h por dia |
Professores e auxiliares de professores |
Crianças de 0 a 5 anos |
Fidelidade, aceitabilidade |
Ogegbo et al., 2020(71)
|
Examinar a percepção de professores de DPI sobre o uso de tecnologia em turmas de primeira infância na África do Sul |
Pesquisa qualitativa |
Tecnologias de informação e comunicação (TIC) |
Fornecer sistemas móveis e de desktop, bem como brinquedos interativos e tecnologias habilitadas para a Internet que atuam como saídas para o consumo em mídia interativa e cultura popular por crianças jovens |
Não especificado |
Professores da educação da primeira infância |
Crianças em turmas da primeira infância |
Aceitabilidade |
Pal, 2020(72)
|
Examinar a cobertura e a qualidade de implementacao do programa pré-escolar (PSE) no âmbito do programa Integrated Child Development Services program (ICDS) |
Estudo descritivo |
Programa pré-escolar (PSE) |
Preparar as crianças para enfrentar a escolaridade formal |
Não especificado |
Centros anganwadi (AWCs) |
Crianças de 3-6 anos |
Fidelidade, penetração |
Paulsell et al., 2002(73)
|
Avaliar a implementação do programa e a qualidade dos serviços para DI nos 17 programas de pesquisa do estudo |
Não descreve |
Early Head Start |
Prover serviços intensivos começando antes do nascimento e se concentrando em melhorar o DI e o apoio às famílias, com VD e serviços de DI. |
Cada projeto desenha seu próprio programa com intensidade e duração |
Cada projeto desenha seu próprio programa |
Famílias de crianças desde antes do nascimento até os 3 anos |
Fidelidade, viabilidade |
Peisner-Feinberg et al., 2020(74)
|
Examinar as variações locais na implementação estadual do Pennsylvania Pre-K Counts (PA PKC) em relação aos regulamentos do programa e aos padrões de aprendizagem precoce. |
Estudo de implementação |
Pennsylvania Pre-K Counts (PA PKC) |
Fornecer pré-escola de alta qualidade para crianças que não têm oportunidades ou residem em ambientes que as colocam em risco de insucesso escolar. |
Não especificado |
Não especificado |
Crianças de 3 a 4 anos de idade que não têm oportunidades ou residem em ambientes que as colocam em risco de insucesso escolar |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação |
Pérez-Escamilla et al., 2018(75)
|
Examinar o processo de ampliação de programas de DPI de quatro grandes países por meio da aplicação do framework Complex Adaptative System (CAS). |
Pesquisa qualitativa |
Chile: Chile Crece Contigo (ChCC) India: Integrated Child Development Services program (ICDS) África do Sul: Grau R Bangladesh: Shishu Bikash Kendra (SBK) |
Promover o DPI |
Cada programa tem seu próprio desenho com intensidade e duração |
Programas fornecem intervenções universais e diferenciadas, em ambiente escolar, comunitário e domiciliar. |
Chile: < 4 anos; Índia: < 6 anos: África do Sul: 4,5-6 anos; Bangladesh: 0 até a adolescência |
Fidelidade, adoção, sustentabilidade |
Ponguta et al., 2019(76)
|
Caracterizar a implementação e avaliação do Mother-Child Education Program Among Refugee and Other Vulnerable Communities (MOCEP) em Beirute |
Estudo de intervenção utilizando métodos mistos |
Mother-Child Education Program Among Refugee and Other Vulnerable Communities (MOCEP) |
Promover práticas parentais positivas (como a redução da disciplina severa) e melhorar a preparação escolar das crianças pequenas. |
25 sessões semanais entre grupos de mães, cada uma com duração aproximada de 3 horas. |
Não especificado |
Mãe, ou outra mulher cuidadora primária que sabia ler e escrever em árabe com um filho entre 2 e 7 anos de idade. |
Fidelidade, aceitabilidade, penetração |
Rao et al., 2018(77)
|
Analisar o programa Integrated Child Development Services (ICDS) na Indía e discutir os desafios para escalonar a implementação com base nos resultados de estudos nacionais. |
Revisão |
Integrated Child Development Services (ICDS) |
Melhorar o estado nutricional e de saúde das crianças; garantir uma base sólida para o seu desenvolvimento psicológico, físico e social; reduzir a incidência de mortalidade, morbidade, desnutrição e melhorar as capacidades dos cuidadores em relação à saúde das crianças e às necessidades nutricionais; e alcançar uma coordenação interdepartamental eficaz de políticas e implementação. |
Oferecer seis serviços comunitários relacionados à nutrição, saúde, pré-escola e educação. |
Não especificado |
Crianças menores de 6 anos |
Fidelidade, penetração, viabilidade, adoção |
Richer et al., 2018(78)
|
Descrever o programa de DPI para famílias indígenas foi desenvolvido no território Cree em Quebéc, e analisar os fatores que influenciam o trabalho dos apoiadores familiares indígenas. |
Não especificado |
Mashkûpímâtsît Awash, |
Maximizar a saúde e bem estar de grávidas, crianças e suas famílias agindo sobre a rede de determinantes sociais de saúde dos indígenas. |
Primeira consulta/visita de pré-natal e continua depois disso, a frequência das consultas/visitas depende da necessidade de cada família. |
Apoiadores familiares, que são da própria comunidade |
Famílias indígenas do território Cree. Não tem uma idade mínima ou máxima, começa na gestação e é extensivo a toda a família |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação, custo incremental |
Rusu et al., 2019(79)
|
Examinar as atitudes e práticas de um grupo de médicos de família responsáveis pela supervisão de saúde do programa denominado Citesc Zilnic em ambulatórios do condado de Cluj, na Romênia. |
Estudo exploratório utilizando métodos mistos |
Citesc Zilnic (Sempre Prontos, em tradução livre) |
Promover o desenvolvimento infantil através da alfabetização |
18 meses |
Médicos de família |
Crianças na primeira infância |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Sahoo et al., 2016(80)
|
Avaliar os aspectos operacionais de implementação e de utilização do programa Integrated Child Development Service (ICDS) em uma área rural área de Odisha, no leste da Índia. |
Estudo transversal |
Integrated Child Development Service (ICDS) |
Melhorar a nutrição e o estado de saúde das crianças, fornecendo nutrição complementar e imunização; estabelecer bases para desenvolvimento psicológico, físico e social da criança por meio da educação pré-escolar; reduzir a incidência da carga de doenças por meio de encaminhamento adequado; Melhorar a capacidade de autocuidado de mães através da educação em saúde. |
Não especificado |
Trabalhadora do sexo feminino, treinada para a função, e um assistente |
crianças com menos de 6 anos, gestantes e lactantes |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação, penetração |
Sandler et al., 2000(81)
|
Avaliar o processo e os resultados do programa para crianças, famílias, funcionários e comunidade após cinco anos de implementação do programa Phoenix Early Head Start. |
Avaliação formativa |
Early Head Start (versão Arizona) |
Oferecer desenvolvimento infantil contínuo, intensivo e abrangente, e serviços de apoio à família para famílias vulneráveis e seus filhos, do nascimento até as crianças completarem três anos. |
Visitas domiciliares semanais e atividades em grupo acontecem mensalmente |
Equipe do programa |
Gestantes entre 13 e 19 anos grávidas do primeiro filho, ou com bebês de até seis meses, com seguimento da criança até três anos |
Fidelidade, aceitabilidade, penetração, sustentabilidade |
Sandler et al., 1999(82)
|
Documentar e analisar o programa, os dados dos participantes e os processos do terceiro ano, ou segundo ano completo de implementação do programa Phoenix Early Head Start. |
Avaliação formativa |
Early Head Start (versão Arizona) |
Oferecer desenvolvimento infantil contínuo, intensivo e abrangente, e serviços de apoio à família para famílias vulneráveis e seus filhos, do nascimento até as crianças completarem três anos. |
Visitas domiciliares semanais e atividades em grupo acontecem mensalmente |
Equipe do programa |
Gestantes entre 13 e 19 anos grávidas do primeiro filho, ou com bebês de até seis meses, com seguimento da criança até três anos |
Fidelidade, penetração |
Shah et al., 2020(83)
|
Avaliar a viabilidade e aceitabilidade da integração do Sit Down and Play (SDP) em Karnataka, Índia. |
Estudo prospectivo utilizando métodos mistos |
Sit Down and Play (SDP) |
Educar cuidadores sobre a importância de brincar e interagir com uma criança para promoção do desenvolvimento da primeira infância em um ambiente de saúde que atende a uma população predominantemente rural na Índia. |
Sessões de 10 minutos com cuidadores enquanto esperavam pela consulta de puericultura. |
Provedores do SDP |
Cuidadores de crianças menores de 2 anos |
Aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Singla et al., 2015(84)
|
Analisar barreiras e facilitadores relacionados aos processos de implementação (conteúdo, treinamento, supervisão e entrega) na perspectiva dos agentes e supervisores e das mães participantes do programa de parentalidade |
Ensaio comunitário randomizado |
Sessões integradas de desenvolvimento infantil, saúde mental materna e visitas para avaliação do ambiente de moradia |
Promover práticas educativas e de parentalidade relevantes relacionadas à estimulação, higiene e dieta, e prevenção de piora de sintomas depressivos das mães |
12 sessões integradas de desenvolvimento infantil e saúde mental materna |
educadores comunitários, supervisionados pela equipe da organização responsável |
Mães e pais (em sessões separadas) de crianças de 12-36 meses |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Sitati et al., 2016(85)
|
Analisar se houve diferenças entre os centros de educação infantil privados e públicos na adesão às diretrizes de padrão de serviço do governo no fornecimento de instalações físicas no condado de Kakamega, Quênia |
Inquérito |
Diretrizes padrão sobre o fornecimento de instalações físicas para os programas de DPI. |
Promover instalações físicas para os programas de DPI. |
Não especificado |
As instalações físicas em salas de aula, móveis, água, saneamento e brinquedos |
Crianças pré-escolares de 3 a 6 anos |
Aceitabilidade, viabilidade, adoção |
Slemming et al., 2021(86)
|
Refletir sobre experiências de implementação de uma nova intervenção em um ambiente complexo para aumentar frequência do serviço de ultrassonografia durante o pré-natal |
Ensaio clínico randomizado |
Aumentar frequência do serviço de ultrassonografia no pré-natal com informações sobre desenvolvimento infantil. |
Melhorar o desenvolvimento e crescimento infantil, práticas de amamentação, apego mãe / pai-bebê, bem-estar materno e paterno e atendimento clínico de rotina |
12 meses (aproximadamente) total, cada participante obteve 3 visitas: (1)<25 semanas de gestação; (2) acompanhamento pós-natal de 6 semanas; e (3) avaliação de resultados de 6 meses. |
Ultrassonografistas treinados e terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas treinados em desenvolvimento infantil |
Gestantes e crianças até 6 meses |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Smith et al., 2018(87)
|
Identificar modificações necessárias nos materiais e procedimentos de treinamento, e entender como o programa Reach Up foi recebido pelos agentes de entrega, pais e facilitadores, bem como os desafios para a implementação do programa. |
Não especificado |
Reach Up |
Melhorar o desenvolvimento infantil através da construção das habilidades das mães em diversão, ajudando seus filhos a brincar e aprender e melhorar as interações mãe-filho |
Visitas domiciliares quinzenais com duração de 20 a 50 minutos. |
Visitador domiciliar |
Crianças de 6-48 meses de idade |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação |
Thompson et al., 2004(88)
|
Avaliar o resultado do programa nacional Healthy Steps quando os bebês tinham três meses de idade e discutir as implicações dos achados para as famílias, prática clínica, sistemas de saúde, políticas e pesquisas futuras. |
Estudo descritivo |
Healthy Steps |
Expandir as práticas de cuidados de saúde para bebês e crianças pequenas; promover apoio de desenvolvimento e comportamento para as práticas pediátricas na atenção primária. |
Famílias receberam de 5 a 8 encontros com o especialista. |
Profissional de saúde |
Crianças de 0 a 3 meses |
Aceitabilidade |
Toll, 1976(89)
|
Não especificado |
Estudo de avaliação |
Pre-kindergarten Head Start (Filadélfia) |
Melhorar a saúde física e emocional da criança, suas relações familiares e suas habilidades para funcionar melhor como pessoa, com base no aumento da sua capacidade de pensar, de se expressar e de se relacionar de maneira mais significativa com o ambiente. |
Não especificado |
Formadores e Professores |
Professores, pais e alunos de 3 e 4 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Tomlinson et al., 2018(90)
|
Descrever a implementação do programa de visitas domiciliares para saúde materno-infantil, Philani+, e lições aprendidas com sua implementação para facilitar o planejamento de próximas intervenções. |
Estudo de caso |
Philani Mentor Mothers Program |
Promover, por meio de visita domiciliar para saúde materno-infantil, treinamento de mães para se tornarem agentes comunitárias de saúde (mentoras) em suas comunidades |
Não especificado |
Agentes comunitárias de saúde |
Gestantes |
Fidelidade |
Tomlinson et al., 2020(91)
|
Revisar evidências sobre a implementação para três dos tipos mais comuns de programas de promoção do desenvolvimento infantil (visitas domiciliares, grupos de pais e creches e centros de educação) e documentar como os recursos e o contexto de implementação podem influenciar a eficácia dos programas. |
Revisão |
Visitas domiciliares, grupos de pais (com base na comunidade ou em instalações) e creches comunitárias |
Promover o DPI |
Não especificado |
Profissionais treinados e não treinados |
Crianças menores de 5 anos de idade |
Fidelidade, viabilidade, sustentabilidade |
Torres et al., 2018(92)
|
Identificar lições para reproduzir e aumentar a escala do programa Chile Crece Contigo (ChCC) no nível nacional e sub-regional. |
Estudo de caso |
Chile Crece Contigo (ChCC) é uma política (sistema de proteção social) completa, intersetorial e multicomponentes |
Ajudar todas as crianças a alcançarem seu máximo potencial de desenvolvimento, independentemente da condição socioeconômica combina benefícios universais e direcionados |
Pelo tempo que for necessário |
Não especificado |
Crianças até 4 anos |
Sustentabilidade, viabilidade |
Walker et al., 2018(93)
|
Caracterizar a implementação, incluindo conteúdo, treinamento e supervisão de pessoal, e recursos necessários nos serviços de saúde da Jamaica |
Ensaio randomizado por conglomerados |
Intervenções parentais pelos serviços de saúde |
Utilizar estratégias interativas com demonstração de comportamentos e atividades, prática pelos pais e encorajamento e feedback para promoção da parentalidade positiva |
Visitas domiciliares quinzenais de 30min. Em adição, apresentação de filmes curtos com duração de 20min (com 6 semanas, 3, 6, 9, 12 e 18 meses de idade) |
Agentes comunitários de saúde e serviços de atenção primária |
Crianças de 6 semanas a 18 meses de idade |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade |
Weinstock et al., 2012(94)
|
Medir o impacto de um treinamento de cuidadores no Program for Infant/Toddler Care (PITC) no desenvolvimento infantil e na qualidade do programa. |
Estudo randomizado por conglomerados |
Program for Infant/Toddler Care (PITC) |
Treinar sobre o desenvolvimento de bebês/crianças pequenas e educar sobre práticas que facilitam o desenvolvimento saudável e sensível para as diferentes comunidades, culturas e idiomas de origem das crianças, promovendo cuidados baseados no relacionamento que atendem às necessidades das crianças em cada estágio de desenvolvimento |
64 horas de treinamento e 40 horas de treinamento (4 horas de encontros mensais) ou outro suporte local (coaching) para cada creche ou grupo participante, durante 10-18 meses |
Instrutores do programa, os quais são profissionais certificados no método, com ensino superior |
Creches individuais (com pelo menos cinco funcionários participando da formação) e pequenos grupos de prestadores de cuidados infantis para crianças menores de 3 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, adoção |
Westerlund et al., 2017(95)
|
Avaliar fatores que podem afetar a implementação inicial do Programa Internacional de Desenvolvimento Infantil (ICDP) na atenção primária na Suécia. |
Estudo de caso |
Programa Internacional de Desenvolvimento Infantil (ICDP) |
Melhorar a competência de cuidado parental, as interações pais-filhos e os padrões de apego |
Não especificado |
Atenção primária |
Pais e crianças de 0 a 6 anos atendidas pelos centros de saúde. |
aceitabilidade, viabilidade |
Yeasmin et al., 2021(96)
|
Explorar os fatores que afetam o comparecimento, a participação ativa e a adoção de recomendações comportamentais no pacote de intervenção RINEW |
Pesquisa qualitativa |
Research on Integration of maternal and child nutrition, early childhood development, and water, sanitation, and hygiene (RINEW) |
Promover o desenvolvimento infantil por meio de componentes focados na estimulação infantil, nutrição materna e infantil, saúde mental, saneamento e prevenção de exposição ao chumbo. |
Grupos e visitas domiciliares mensais com duração não especificadas |
Agentes comunitários de saúde |
crianças < 2 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, viabilidade, adequação, penetração |
Yousafzai et al., 2014(97)
|
Analisar os processos de implementação de intervenções que integram nutrição e estimulação psicossocial para crianças menores de 5 anos em países de baixa e média renda |
Revisão com busca sistemática |
Intervenções de nutrição e estimulação psicossocial, incluindo 4 estratégias de entrega: visitas domiciliares, sessões de grupo na comunidade, visitas clínicas e programas em grande escala |
Promover o DPI |
Intervenções semanais ou quinzenais, sendo visitas domiciliares de 30 minutos a 1 hora, por 8 semanas em um estudo e nos demais variou de 6 a 36 meses; grupos na comunidade: um ou dois contatos; e intervenções em clínicas: 5 a 10 minutos adicionais nas consultas das crianças |
Não especificado |
Pais de crianças menores de cinco anos de idade |
Fidelidade, aceitabilidade |
Yousafzai et al., 2018(98)
|
Avaliar barreiras e facilitadores da adoção, qualidade e fidelidade da implementação da intervenção de estimulação psicossocial e em combinação com a intervenção nutricional enriquecida, no Programa Nacional de Planejamento Familiar e Atenção Primária à Saúde. |
Avaliação de métodos mistos |
Pakistan Early Child Development Scale-Up |
Integrar uma nova intervenção de DPI (estimulação responsiva) e fortalecer os serviços de nutrição existentes, o que é fundamental para otimizar os resultados de desenvolvimento e crescimento |
Visitas domiciliares mensais |
Mulheres trabalhadoras comunitárias da saúde |
Crianças menores de 2 anos |
Fidelidade, aceitabilidade, adequação, penetração |
Zaidi et al., 2018(99)
|
Descrever facilitadores e barreiras para o trabalho multissetorial de iniciativas de nutrição voltadas para a promoção de DPI no Paquistão. |
Avaliação de métodos mistos |
Ações multisetoriais em iniciativas de nutrição voltadas ao DPI |
Promover o bem-estar infantil |
Não especificado |
Instâncias governamentais, agências internacionais e outras agências não governamentais |
Crianças em pré-escola |
Adoção, custo incremental |