Acessibilidade / Reportar erro

Atitudes para o autocuidado em diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária

Actitudes de autocuidado en diabetes mellitus tipo 2 en la Atención Primaria

Resumo

Objetivo

Analisar as atitudes para o autocuidado de pessoas com diabetes tipo 2 na Atenção Primária.

Métodos

Estudo descritivo-exploratório, realizado com 18 pessoas com diabetes tipo 2 vinculadas a duas Unidades Básicas de Saúde, que participaram de entrevistas e grupos focais. Os conteúdos textuais foram processados no software IRaMuTeQ. Para avaliar a associação entre as variáveis categóricas, foi utilizado o teste qui-quadrado. Para todas as análises, foi considerado um nível de significância de 5%.

Resultados

Os achados apresentaram uma classe semântica associada às atitudes para o autocuidado em diabetes mellitus tipo 2, e as outras quatro subclasses, com ideias complementares, decrescentes e lógicas, referiram-se aos aspectos emocionais, comportamentais, cognitivos e do autocuidado. Observou-se associação entre as subclasses e as variáveis sexo, idade e tempo diagnóstico.

Conclusão

Devem-se levar em consideração os aspectos emocionais e cognitivos, juntamente das variáveis sexo, idade e tempo diagnóstico, para a modificação das atitudes para o autocuidado em diabetes tipo 2.

Diabetes mellitus tipo 2; Atitude; Emoções; Autocuidado; Atenção primária à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br