OBJETIVO: construir ações de enfermagem para reestruturar o Pronto Socorro de um hospital universitário de acordo com os padrões da Acreditação Hospitalar em urgência e emergência segundo o Ministério da Saúde. MÉTODOS: realizou-se uma prática investigativa com um grupo de oito enfermeiros do setor mediante um processo crítico-reflexivo e interventivo acerca da organização do trabalho da enfermagem. RESULTADOS: os itens destacados para reestruturação foram quatro: Equipe treinada para atendimento em urgência e emergência, registro das ações assistenciais aos pacientes em observação, equipamentos, medicamentos e materiais compatíveis com a estrutura do serviço e acompanhantes ou responsáveis informados sobre o estado geral do paciente assistido. CONCLUSÃO: o estudo possibilitou reflexões em busca da qualidade no cuidado de enfermagem, instrumentalizando a equipe na busca da Acreditação Hospitalar, com vistas à melhoria da qualidade da assistência.
Acreditação; Gestão de qualidade total; Qualidade da assistência à saúde; Garantia da qualidade dos cuidados de saúde; Serviços médicos de emergência