Acessibilidade / Reportar erro

Terapêutica medicamentosa para criança em serviço hospitalar de emergência

Resumo

Objetivo:

Analisar o conhecimento da equipe de enfermagem sobre terapêutica medicamentosa.

Métodos:

Estudo transversal que incluiu com a participação de 37 profissionais de enfermagem com a utilização de instrumento estruturado e avaliado, com quatro cenários, que envolveram terapêutica medicamentosa.

Resultados:

Os participantes demonstraram conhecimento uniforme sobre a terapêutica medicamentosa em todos cenários. Porém, foi possível observar diferença estatística significativa (p=0,003) entre os profissionais que trabalham na instituição da pesquisa e que estudam com relação ao terceiro cenário referente à mudança de via de administração de medicação em situações de parada cardiorrespiratória.

Conclusão:

Os profissionais de enfermagem pesquisados possuem conhecimento sobre a terapêutica medicamentosa direcionada à população pediátrica em situação de urgência.

Descritores
Avaliação em enfermagem; Qualidade da assistência à saúde; Sistemas de medicação; Serviço hospitalar de emergência; Criança

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br