Acessibilidade / Reportar erro

Ocorrência do diagnóstico de enfermagem de recuperação cirúrgica retardada entre adultos e idosos

OBJETIVO:

Comparar a ocorrência do diagnóstico de enfermagem de recuperação cirúrgica retardada entre a população de adultos e idosos.

MÉTODOS:

Estudo observacional seccional realizado com 72 pacientes acompanhados após o quinto dia de pós-operatório. Para coleta dos dados, utilizou-se um formulário com definições conceituais e operacionais das características definidoras e fatores relacionados ao diagnóstico de enfermagem.

RESULTADOS:

Houve aumento relativo da taxa do diagnóstico de recuperação cirúrgica retardada nos idosos, que foi de 77,1%, em comparação à dos adultos, que foi de 75,7%, contudo não houve diferença significativa (0,421). Prevaleceram características definidoras diferentes: "Dificuldade para se movimentar" (0,045), "Percepção de que é necessário mais tempo para a recuperação", e "Precisa de ajuda para completar o autocuidado" (0,000).

CONCLUSÃO:

Diferenciar o atendimento adulto e idoso favorece a especialização da assistência de enfermagem perioperatória e a recuperação cirúrgica no tempo almejado.

Enfermagem perioperatória; Diagnóstico de enfermagem; Enfermagem geriátrica; Processos de enfermagem; Adulto; Idoso


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br