Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à síndrome cardiorrenal em pacientes com insuficiência cardíaca descompensada

Factores asociados al síndrome cardiorrenal en pacientes con insuficiencia cardíaca descompensada

Resumo

Objetivo:

Identificar a prevalência da síndrome cardiorrenal (SCR) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) crônica descompensada e sua associação com os dados sociodemográficos, clínicos, achados admissionais, mortalidade e tempo de hospitalização.

Método:

Estudo transversal, com abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por 379 prontuários de pacientes adultos com o diagnóstico médico de IC crônica descompensada, admitidos em hospital público no estado de São Paulo, ao longo de 2015. A coleta de dados ocorreu em 2016. A disfunção renal foi considerada em pacientes com diagnóstico prévio de doença renal crônica (DRC) pela taxa de filtração glomerular (TFG) < 89 mL/min/1.73 m2. Testes com valor de p menor ou igual a 0,05 foram estatisticamente significativos.

Resultados:

A prevalência da SCR foi de 54,1%, sendo 24,8% do tipo 1 e 29,3% do tipo 2. Os principais fatores associados à SCR foram: maior média de idade, mulheres, IC de etiologia isquêmica, menor fração de ejeção, portadores de diabetes mellitus, doença arterial coronariana, uso de estimuladores cardíacos artificiais, hipotireoidismo e doença de Chagas, bem como o perfil hemodinâmico de descompensação da IC nos tipos C e L. Destacam-se, ainda, inapetência, sonolência, estertores na ausculta respiratória, alteração na perfusão tissular, redução do débito urinário, com aumento dos níveis séricos de potássio, ureia e creatinina na avaliação clínica inicial. Os pacientes com disfunção renal apresentaram maior mortalidade, sem diferença significativa quanto ao tempo de hospitalização.

Conclusão:

Houve alta prevalência da SCR em pacientes com IC crônica descompensada, associada à maior mortalidade e diversos indicadores clínicos.

Descritores
Lesão renal aguda; Cuidados de enfermagem; Insuficiência cardíaca; Insuficiência renal crônica; Síndrome cardiorrenal

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br