OBJETIVO: Avaliar a importância que os alunos atribuem ao seminário clínico como método de ensino complementar às práticas clínicas em estágio. MÉTODO: Estudo qualitativo baseado na fenomenologia hermenêutica de Gadamer. Foram realizadas 23 entrevistas abertas entre um universo de 132 alunos do primeiro ano da licenciatura de enfermagem, que assistiram a um seminário clínico, durante o seu primeiro ensino clínico/estágio. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados através do software ATLAS.ti. RESULTADOS: Os entrevistados coincidiram na opinião de que o seminário lhes deu oportunidades de aprendizagem sobre procedimentos, cuidados de enfermagem e relações interpessoais. Referiram também que o mesmo foi útil para lidar com situações estressantes e relacionar os conteúdos teóricos com a prática. CONCLUSÕES: Este tipo de seminários pode contribuir para a redução dos níveis de estresse durante a prática clínica, para a aquisição e partilha de aprendizagens significativas em grupo e para colmatar lacunas teórico-práticas.
Estágio clínico; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem baseada em problemas