Acessibilidade / Reportar erro

Análise do transtorno do estresse pós-traumático em profissionais emergencistas

Análisis del trastorno del estrés postraumático en profesionales de emergencias

Resumo

Objetivo

Analisar a prevalência estimada do Transtorno do Estresse Pós-Traumático em profissionais emergencistas e seus fatores relacionados.

Métodos

Estudo analítico, transversal, exploratório com abordagem quantitativa, realizado em serviços de referência no atendimento a urgências e emergências em saúde e em serviços de segurança e proteção pública com condutores socorristas, enfermeiros, técnicos/auxiliares de enfermagem, médicos, policiais e bombeiros militares. Foram analisados dados provenientes de dois instrumentos. As classificações da Escala do Impacto do Evento – Revisada foram relacionadas com as variáveis sociodemográficas, profissionais e de aspectos relativos ao evento potencialmente traumático coletadas na amostra, e foi levantada a prevalência dos eventos potencialmente traumáticos.

Resultados

Participaram 338 profissionais, 31,07% apresentaram escores compatíveis com provável diagnóstico da psicopatologia. Apresentaram escores correspondentes ao agravo 39,67% dos profissionais de segurança e 20,78% dos de saúde. Os profissionais de segurança tiveram prevalência 48% superior na apresentação de escores compatíveis com o diagnóstico do transtorno. Como fatores relacionados, foram identificados os eventos potencialmente traumáticos prevalentes na amostra, usualmente relativos a situações com risco de morte, e estratégias de enfrentamento, que apontaram relação significativa com os escores do transtorno, como o afastamento de situações semelhantes, o suporte psicológico e reavaliação das situações.

Conclusão

O risco encontrado foi relativamente alto quando comparado a outros estudos brasileiros; situações envolvendo risco à vida foram prevalentes e as estratégias de enfrentamento com relações significativas se encontraram nos participantes que optaram pelo afastamento, suporte psicológico e reavaliação das situações potencialmente traumáticas.

Ocupações em saúde; Transtornos de estresse pós-traumáticos; Enfermagem em emergência; Serviços médicos de emergência; Polícia

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br