Lotfi M, Zamanzadeh V, Valizadeh L, Khajehgoodari M, Ebrahimpour Rezaei M, Khalilzad MA(1313. Lotfi M, Zamanzadeh V, Valizadeh L, Khajehgoodari M, Ebrahimpour Rezaei M, Khalilzad MA. The implementation of the nursing process in lower-income countries: an integrative review. Nurs Open. 2019;7(1):42-57.)
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Investigar as estratégias para a implementação do PE na prática clínica e a avaliação da taxa de implementação desse processo em contextos clínicos de países de baixa renda. |
CIPE |
Mota NP, Vieira CM, Nascimento MN, Bezerra AM, Quirino GS, Félix ND(1414. Mota NP, Vieira CM, Nascimento MN, Bezerra AM, Quirino GS, Félix ND. Aplicativo móvel para ensino da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Rev Bras Enferm. 2019;72(4):1077-84.)
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Desenvolver um aplicativo móvel para o ensino da CIPE. |
CIPE |
Silva Jr MG, Araújo EC, Moraes CR, Gonçalves LH(1515. Silva Jr MG, Araújo EC, Moraes CR, Gonçalves LH. Software para sistematização da assistência de enfermagem em unidade de internação hospitalar. Rev Bras Enferm. 2018;71(5):2570-6.)
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Descrever o desenvolvimento de um software protótipo para aplicar o PE em unidades de clínica médica de um hospital geral e avaliar sua utilidade. |
NANDA, NIC, NOC |
Lima JJ, Vieira LG, Nunes MM(1616. Lima JJ, Vieira LG, Nunes MM. Processo de enfermagem informatizado: construção de tecnologia móvel para uso em neonatos. Rev Bras Enferm. 2018;71 (Supl 3):1352-9.)
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Construir uma tecnologia móvel para auxiliar o enfermeiro na coleta de dados, no raciocínio diagnóstico e na identificação de possíveis intervenções em neonatos. |
NANDA, NIC,NOC |
Melo EC, Enders BC, Basto ML(1717. Melo EC, Enders BC, Basto ML. Plataforma PEnsinar®: ferramenta de aprendizagem para o ensino do processo de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2018;71 (Supl 4):1613-21.)
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Descrever as etapas de construção e transição realizadas no desenvolvimento de um AVA (Plataforma PEnsinar®) voltado para o ensino do PE e das classificações Nanda Internacional, NIC, NOC e CIPE®. |
CIPE e NANDA, NIC,NOC |
Salvador PT, Mariz CM, Vítor AF, Ferreira Júnior MA, Fernandes MI, Martins JC, et al(1818. Salvador PT, Mariz CM, Vítor AF, Ferreira Júnior MA, Fernandes MI, Martins JC, et al. Validação de objeto virtual de aprendizagem para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem. Rev Bras Enferm. 2018;71(1):11-9.)
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Descrever o processo de validação de conteúdo de um OVA para apoio ao ensino da SAE aos técnicos em enfermagem. |
NANDA, NIC,NOC |
Avelino CC, Costa LC, Buchhorn SM, Nogueira DA, Goyatá SL(1919. Avelino CC, Costa LC, Buchhorn SM, Nogueira DA, Goyatá SL. Avaliação do ensino-aprendizagem sobre a CIPE® utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Rev Bras Enferm. 2017;70(3):630-7.)
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Avaliar o ensino-aprendizagem de graduandos e profissionais de enfermagem sobre a CIPE® por meio de um curso na Plataforma Moodle. |
CIPE |
Almeida SR, Dal Sasso GT, Barra DC(2020. Almeida SR, Dal Sasso GT, Barra DC. Processo de enfermagem informatizado em unidade de terapia intensiva: ergonomia e usabilidade. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(6):998-1004.)
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Analisar os critérios de ergonomia e usabilidade do PE Informatizado a partir da CIPE, em Unidade de Terapia Intensiva, de acordo com os padrões da International Organization for Standardization (ISO). |
CIPE |
Avelino CC, Borges FR, Inagaki CM, Nery MA, Goyatá SL(2121. Avelino CC, Borges FR, Inagaki CM, Nery MA, Goyatá SL. Desenvolvimento de um curso no ambiente virtual de aprendizagem sobre a CIPE. Acta Paul Enferm. 2016;29(1):69-76.)
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Desenvolver e avaliar um curso na Plataforma Moodle sobre diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, de acordo com a CIPE. |
CIPE |
Rezende LC, Santos SR, Medeiros AL(2222. Rezende LC, Santos SR, Medeiros AL. Assessment of a prototype for the systemization of nursing care on a mobile device. Rev Lat Am Enfermagem. 2016;24:e2714.)
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Avaliar um protótipo para dispositivo móvel que possibilite o registro de dados para a SAE em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. |
CIPE |
Dal Sasso GT, Barra DC, Paese F, de Almeida SR, Rios GC, Marinho MM, et al(2323. Dal Sasso GT, Barra DC, Paese F, de Almeida SR, Rios GC, Marinho MM, et al. Processo de enfermagem informatizado: metodologia para associação da avaliação clínica, diagnósticos, intervenções e resultados. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(1):242-9.)
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Realizar a articulação dos dados e das informações do PE informatizado de acordo com a CIPE® versão 1.0 associando a avaliação clínica detalhada de cada sistema humano aos respectivos diagnósticos, intervenções e resultados do cliente. |
CIPE |
Jensen R, de Moraes Lopes MH, Silveira PS, Ortega NR(2424. Jensen R, de Moraes Lopes MH, Silveira PS, Ortega NR. Desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica. Rev Esc Enferm USP. 2012;46(1):184-91.)
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Descrever o desenvolvimento e avaliação de um software que verifica a acurácia diagnóstica de alunos de enfermagem. |
NANDA, NIC,NOC |
Goyatá SL, Chaves EC, Andrade MB, Pereira RJ, Brito TB(2525. Goyatá SL, Chaves EC, Andrade MB, Pereira RJ, Brito TB. Ensino do processo de enfermagem a graduandos com apoio de tecnologias da informática. Acta Paul Enferm. 2012;25(2):243-8.)
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Avaliar o uso do ambiente virtual como estratégia de ensino e aprendizagem da disciplina de Fundamentação Básica da Enfermagem I, em particular, do PE ministrada aos acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. |
NANDA, NIC,NOC |
Lira AL, Lopes MV(2626. Lira AL, Lopes MV. Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas. Rev Lat Am Enfermagem. 2011;19(4):1-8.)
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Avaliar um OVA desenvolvido para mediar o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem e ser aplicado ao sistema tegumentar por estudantes de graduação em enfermagem. |
NANDA, NIC,NOC |