Acessibilidade / Reportar erro

Percepção e desempenho de graduandos de enfermagem em avaliação de metodologias ativas

Percepción y desempeño de alumnos avanzados de enfermería en evaluación de metodologías activas

Resumo

Objetivo:

Conhecer o desempenho e a percepção dos estudantes de enfermagem na prova de progressão e verificar a existência de relação entre o desempenho e a série em curso e entre o desempenho e o grau de dificuldade da prova.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, utilizou-se um instrumento constituído por questões sócio demográficas, classificação do grau de dificuldade da prova e duas perguntas sobre vantagens e desvantagens da prova de progressão.

Resultados:

A população constituiu-se de 78 estudantes. Apresentaram idade média de 24,4 anos e predomínio do sexo feminino, 89,7%. Os estudantes que consideraram a prova fácil tiveram desempenho maior (p=0.036), os estudantes do segundo ano destacaram-se em relação ao primeiro (p=0,014). Consideraram vantagem: conteúdo da prova 32,0%, progressão e desempenho 25,7%, questões de múltipla escolha 23,1%, e preparo para concursos 7,7%. As desvantagens, 39,7% prova muito extensa, 26,9% ausência de conhecimento, 15,3% temática e estrutura inadequadas e 6,4%pouco tempo para realização da prova.

Conclusão:

A Prova de Progressão avalia o desempenho do estudante longitudinalmente, identifica potencialidades e fragilidades curriculares, além de avaliar a instituição. Compreende um dos instrumentos avaliativos no uso de metodologias ativas de ensino e deve ser incentivada quanto à sua aplicabilidade nos cursos de graduação.

Descritores
Bacharelado em enfermagem; Avaliação educacional; Aprendizagem baseada em problemas; Educação baseada em competências; Tecnologia educacional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br