Acessibilidade / Reportar erro

Proposta de gestão do absenteísmo da enfermagem hospitalar: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivo:

Investigar na literatura o conhecimento disponível sobre a interdependência dos agentes desencadeantes do absenteísmo da enfermagem hospitalar para inferir, a partir de uma perspectiva multicausal, possíveis ações de gestão e controle.

Métodos:

Revisão sistemática compreendendo o recorte temporal de 2013 à 2017, utilizando descritores operacionalizados em bases de dados indexadas do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A busca seguiu a metodologia Statement Preferred Reporting items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA) auxiliada pelo software EndNote®.

Resultados:

Finalizado o processo de depuração dos 269 artigos recuperados, 39 atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos e, deles, 23,08% atribuiu a origem do absenteísmo a causas diversas não específicas. A organização do trabalho foi identificada como causa em 20,51% do material analisado, os adoecimentos musculoesqueléticos 15,38% e, os transtornos mentais e comportamentais totalizaram 10,26%. A síndrome de Burnout, 7,69% dos artigos, a satisfação no trabalho e os aspectos psicossociais 5,13% cada, relacionamento com demais membros das equipes, assédio e resiliência, ambiente laboral, fadiga e conflitos com o paciente, cada um, com 2,56% dos artigos analisados na revisão sistemática.

Conclusão:

Pelos resultados obtidos, concluiu-se que o absenteísmo deve ser tratado a partir de uma perspectiva múltipla, holística, epidemiológica e prospectiva através de variáveis organizacionais, físicas e cognitivas compatíveis com as análises multicausais.

Descritores
Política de saúde; Hospital; Gestão; Absenteísmo

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br