Acessibilidade / Reportar erro

Infecção, reação local e má fixação de curativos para cateter venoso central

OBJETIVO:

Identificar fatores relacionados à ocorrência de infecção, reação local e má fixação de curativos para cateter venoso central.

MÉTODOS:

Ensaio clínico randomizado realizado com pacientes adultos em uso de cateter venoso central de curta permanência, internados em centro de terapia intensiva e semi-intensiva de hospital universitário.

RESULTADOS:

85 pacientes (43 curativo de clorexidina; 42 curativo de gaze e fita). Uso de hemocomponente aumenta a chance de infecção relacionada ao cateter; uso de curativo por mais de três dias aumenta a chance de reação local; uso de cateter em veia jugular aumenta a chance de má fixação do curativo. Tempo de permanência do cateter superior a cinco dias aumenta a chance de infecção, reação local e má fixação.

CONCLUSÃO:

Ambos os curativos são efetivos para cobertura de cateter venoso central e podem ser utilizados com essa finalidade.

Pesquisa em enfermagem clínica; Avaliação em enfermagem; Clorexidina; Cateterismo venoso central/enfermagem; Infecção; Bandagens


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br