Acessibilidade / Reportar erro

Intervenção educativa sobre o conhecimento e manejo de insulina no domicílio

Intervención educativa sobre el conocimiento y manejo de insulina en el domicilio

Resumo

Objetivo

Analisar o efeito de intervenção educativa no conhecimento e manejo da insulina no domicílio.

Métodos

Estudo quantitativo do tipo antes e depois. Participaram 61 pessoas com Diabetes Mellitus em uso de insulina, em município de médio porte, da região sul do Brasil, de janeiro a agosto de 2017. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário, abordando variáveis sociodemográficas e clínicas, e outro abordando o conhecimento sobre o uso/manejo da insulina e checklist para observação do preparo e administração da mesma. A intervenção foi constituída por orientação verbal, demonstração do manejo da insulina, supervisão da técnica de aplicação e entrega de folder. Os dados foram coletados antes da intervenção e três meses após o seu término. Na avaliação do efeito da intervenção foi aplicado o teste de MacNemar.

Resultados

A intervenção foi eficaz na aquisição de conhecimentos relacionados ao armazenamento, preparo e uso da insulina. Houve diferença nas frequências de acertos sobre o conhecimento e administração de insulina antes e após intervenção e, de 31 questões passíveis de intervenção, esta se mostrou eficiente em 96,77%, e em 80,64% foi estatisticamente significativa.

Conclusão

Houve melhora significativa no conhecimento e uso/manejo da insulina no domicílio após a intervenção educativa.

Diabetes mellitus; Insulina; Educação em saúde; Autocuidado

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br