Domínio – Gestão do cuidado
|
80,7
|
13,4
|
5,9
|
|
a. Gestão do cuidado: enfoque do cuidado |
|
|
|
1. Incorpora conhecimentos sobre a diversidade cultural e determinantes da saúde à avaliação, ao diagnóstico e manejo terapêutico dos clientes e à avaliação dos resultados. |
85,7 |
11,2 |
3,1 |
2. Incorpora conhecimentos sobre o desenvolvimento e as etapas da vida, fisiopatologia, psicopatologia, epidemiologia, exposição ambiental, doenças infecciosas, ciência do comportamento e demografia e processos familiares ao realizar avaliações, ao fazer diagnósticos e ao proporcionar manejo terapêutico. |
87,1 |
11,1 |
1,8 |
3. Incorpora o conhecimento das manifestações clínicas de eventos normais de saúde, doenças/lesões agudas, doenças crônicas, comorbidades e emergências de saúde, incluindo os efeitos de múltiplas etiologias na avaliação, no diagnóstico e no manejo terapêutico dos clientes e na avaliação dos resultados. |
85,8 |
12,3 |
1,9 |
b. Gestão do cuidado: avaliação e diagnóstico |
|
|
|
4. Usa habilidades de avaliação avançadas para diferenciar o normal, as variações do normal e anomalias. |
84,2 |
13,.6 |
2,2 |
5. Usa sistemas tecnológicos para levantar dados sobre variáveis relativas à avaliação do cliente. |
62,2 |
25,5 |
12,3 |
6. Coleta e documenta, de maneira precisa, o histórico relevante dos clientes em cada etapa de vida e do ciclo de vida familiar, usando outras informações colaterais, se necessário. |
80,1 |
15,7 |
4,2 |
7. Realiza e documenta, com precisão, os exames físicos apropriados ou centrados no sintoma dos clientes de todas as idades (incluindo triagens do desenvolvimento e comportamentais, exames físicos e avaliações de saúde mental). |
81,3 |
14,9 |
3,7 |
8. Identifica fatores de risco de saúde e psicossociais de clientes de todas as idades e famílias em todos as fases do ciclo de vida familiar. |
83,7 |
14,2 |
2,0 |
9. Realiza o diagnóstico diferencial entre condições agudas, crônicas e de risco de vida. |
79,3 |
14,9 |
5,4 |
10. Planeja estratégias de triagem e diagnósticas fazendo uso apropriado da tecnologia como ferramenta, considerando os custos, riscos e benefícios para os clientes. |
72,0 |
19,8 |
8,2 |
c. Gestão do cuidado: prestação do cuidado |
|
|
|
11. Presta cuidados consistentes de acordo com o que está estabelecido nos guias clínicos e protocolos. |
87,3 |
10,7 |
1,9 |
12. Presta cuidados de maneira que respeita e promove a diversidade cultural. |
88,8 |
9,6 |
1,6 |
13. Comunica-se de maneira efetiva, abordando os achados clínicos, o diagnóstico e as intervenções terapêuticas. |
89,5 |
8,6 |
1,9 |
14. Determina as opções de cuidados e formula um plano terapêutico em colaboração com os clientes, considerando suas expectativas e crenças, as evidências disponíveis e a relação custo-benefício das intervenções. |
85,2 |
11,.8 |
3,0 |
15. Incorpora os princípios de qualidade e segurança do paciente à prática clínica. |
91,7 |
6,.5 |
1,8 |
16. Inicia um plano terapêutico, realizando intervenções farmacológicas e não farmacológicas, tratamentos ou terapias. |
76,9 |
14,2 |
8,9 |
17. Prescreve medicamentos dentro de seu âmbito de ação (regulamentações e protocolos/programas nacionais). |
52,8 |
16,0 |
31,2 |
18. Monitora o progresso do cliente, avaliando e ajustando o plano terapêutico de acordo com suas respostas. |
81,7 |
10,8 |
7,5 |
19. Adapta intervenções para conseguir responder às necessidades das pessoas e famílias no envelhecimento, em transições da vida, em situações de comorbidade, e considerando as situações psicossocial e financeira. |
83,0 |
11,9 |
5,1 |
20. Desenvolve um plano de cuidados paliativos e de final de vida, de maneira apropriada. |
75,8 |
13,1 |
11,1 |
|
Domínio – Ética
|
86,7
|
10,5
|
2,8
|
|
21. Cria um ambiente terapêutico que permite que os clientes discutam livremente suas questões de saúde. |
82,4 |
13,5 |
4,1 |
22. Facilita para a família tomar suas próprias decisões de saúde. |
83,4 |
13,0 |
3,6 |
23. Incorpora princípios éticos na tomada de decisões. |
93,3 |
5,9 |
0,8 |
24. Reconhece dilemas morais e éticos e atua de maneira apropriada, se necessário. |
87,8 |
9,6 |
2,5 |
|
Domínio – Colaboração interprofissional
|
82,9
|
13,8
|
2,9
|
|
25. Colabora com o resto da equipe de saúde para promover o cuidado interprofissional centrado no cliente. |
91,9 |
18,6 |
5,4 |
26. Atua como consultor, aceitando encaminhamentos de profissionais da equipe de saúde, agências da comunidade e outros profissionais para a prestação de cuidados ao cliente. |
76,0 |
15,8 |
2,3 |
27. Coordena equipes interprofissionais para a prestação de cuidados ao cliente. |
79,3 |
13,5 |
2,7 |
28. Promove espaços de aprendizagem entre os membros da equipe de saúde, para otimizar o cuidado do cliente. |
83,9 |
16,1 |
2,5 |
29. Estabelece uma relação colaborativa com os provedores de serviços de saúde e os serviços comunitários. |
81,3 |
11,8 |
3,1 |
30. Consulta e/ou encaminha os clientes a outros provedores de serviços de saúde, em qualquer momento do continuum do cuidado, quando a condição do cliente não está dentro do seu âmbito de ação. |
85,1 |
13,4 |
5,4 |
|
Domínio – Promoção e prevenção
|
85,5
|
11,2
|
3,4
|
|
31. Participa do desenvolvimento e da implementação de programas de promoção da saúde em sua localidade. |
81,2 |
11,0 |
3,9 |
32. Seleciona, implementa e avalia estratégias baseadas em evidências para a promoção de saúde e prevenção primária, secundária e terciária. |
85,2 |
9,3 |
2,9 |
33. Trabalha para empoderar indivíduos, grupos e comunidades, a fim de que eles adotem estilos de vida saudáveis e autocuidado. |
87,8 |
10,7 |
2,3 |
34. Interpreta informações técnicas e científicas de saúde de maneira apropriada para as diferentes necessidades dos clientes. |
87,0 |
8,9 |
1,9 |
35. Avalia as necessidades educacionais de clientes e cuidadores para prestar cuidados de saúde personalizados e efetivos. |
89,2 |
11,.9 |
2,3 |
36. Treina o cliente e/ou cuidador para uma mudança positiva de comportamento. |
85,8 |
9,5 |
2,5 |
37. Realiza treinamento e intervenções educativas personalizadas sobre os benefícios, as interações e a importância da adesão ao tratamento, assim como recomendações sobre seu acompanhamento e autogestão. |
88,0 |
10,5 |
2,8 |
38. Realiza treinamentos e intervenções educativas personalizadas relativas às respostas pessoais a doenças, transtornos, condições de saúde, lesões e fatores de risco, incluindo mudanças de estilo de vida e intervenções terapêuticas. |
86,7 |
15, 3 |
6,5 |
39. Desenvolve materiais educativos apropriados à linguagem e às crenças culturais do cliente. |
78,2 |
12,5 |
4,0 |
|
Domínio – Enfermagem baseada em evidências
|
83,0
|
13,1
|
3,9
|
|
40. Incorpora resultados de pesquisa e outras formas de conhecimento para melhorar os processos e resultados da prática. |
83,5 |
10,4 |
2,4 |
41. Busca as melhores evidências para melhorar os resultados de saúde. |
87,2 |
11,2 |
3,0 |
42. Analisa guias clínicos para aplicá-los de forma individual na prática. |
85,8 |
13,9 |
5,3 |
43. Implementa algoritmos, guias clínicos e linhas de ação baseadas em evidências. |
80,8 |
16,9 |
4,8 |
44. Atua como agente de mudança, por meio da implementação do conhecimento translacional e da disseminação de novos conhecimentos que podem incluir apresentações formais, publicações, discussões informais e o desenvolvimento das melhores práticas clínicas ou políticas. |
78,3 |
13,7 |
3,9 |
45. Usa estratégias efetivas para mudar a conduta profissional e da equipe de trabalho, promovendo assim a adoção de práticas e inovações baseadas em evidências sobre o desempenho da atenção à saúde. |
82,4 |
18,7 |
7,6 |
|
Domínio - Pesquisa
|
65,4
|
20,9
|
13,6
|
|
46. Identifica perguntas clínicas que podem ser resolvidas por meio de pesquisa. |
73,7 |
18,4 |
10,0 |
47. Seleciona estratégias de investigação adequadas à natureza do problema a ser estudado, tanto qualitativas como quantitativas. |
71,6 |
25,1 |
21,8 |
48. Cria projetos de pesquisa que respondem aos critérios estabelecidos por agências de financiamento. |
53,1 |
21,1 |
14,8 |
49. Realiza pesquisas individualmente ou em parceria com outros. |
64,1 |
21,3 |
14,0 |
50. Dissemina os achados de sua pesquisa a vários públicos, usando as modalidades adequadas. |
64,7 |
10, 4 |
2,7 |
|
Domínio - Liderança
|
81,4
|
12,6
|
4,5
|
|
51. Distingue o âmbito de sua prática do resto dos profissionais da equipe de saúde. |
87,0 |
1,6 |
1,1 |
52. Atua de maneira autônoma e independente, manejando pacientes com diagnóstico ou ainda sem diagnóstico. |
70,7 |
15,5 |
13,7 |
53. Documenta todos os aspectos dos cuidados prestados aos pacientes de acordo com o marco legal vigente. |
88,6 |
9,4 |
2,0 |
54. Implementa estratégias para integrar e otimizar os processos de atenção ao paciente nas equipes de saúde dentro do sistema. |
84,9 |
12,5 |
2,5 |
55. Defende a criação de ambientes organizacionais que apoiem a segurança dos pacientes, a prática colaborativa e o crescimento profissional. |
77,6 |
16,3 |
6,1 |
56. Impulsiona a formulação de políticas e padrões que contribuem para o desenvolvimento da prática do EPA. |
75,2 |
15,8 |
9,0 |
57. Demonstra habilidades de pensamento crítico quando diante de situações clínicas complexas. |
90,1 |
8,7 |
1,2 |
58. Demonstra capacidade de influência, usando o pensamento crítico e reflexivo e justificando suas decisões de maneira estruturada e fundamentada. |
81,7 |
10,1 |
1,2 |
59. Avalia a relação entre acesso, custo, qualidade e segurança e sua influência no cuidado da saúde. |
78,7 |
16,4 |
4,9 |
60. Analisa a estrutura organizacional, as funções e os recursos para melhorar a prestação de cuidado. |
80,6 |
15,5 |
3,9 |
61. Identifica as necessidades de melhorar a prestação de atenção à saúde. |
86,5 |
11,4 |
2,0 |
62. Identifica lacunas e oportunidades e elabora recomendações baseadas em evidências para melhorar processos e práticas. |
82,8 |
13,1 |
4,1 |
63. Trabalha com as comunidades, identificando necessidades e lutando por serviços de saúde que sejam capazes de atendê-las. |
77,0 |
15,8 |
7,2 |
64. Formula e implementa estratégias de gestão do conhecimento para melhorar o cuidado da saúde, utilizando as tecnologias apropriadas. |
78,1 |
16,6 |
5,3 |