Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de Enfermagem sobre alterações urinárias na doença de Parkinson

Objetivo:

Analisar os Diagnósticos de Enfermagem mapeados e contidos na classe “Função Urinária” do domínio Eliminação e Troca da taxonomia proposta pela NANDA- Internacional, em portadores de doença de Parkinson em programa de reabilitação.

Métodos:

Estudo descritivo de mapeamento cruzado cuja a fonte primária de dados foram 67 prontuários eletrônicos com registro de cinco ou mais evoluções de enfermagem. A coleta eletrônica de dados foi realizada em três etapas: levantamento dos termos, mapeamento e validação.

Resultados:

Foi observada a abrangência da taxonomia na identificação das alterações urinárias. Foram mapeados sete diagnósticos de enfermagem. A “Eliminação urinária prejudicada” foi o mais frequente (60%) e, na maioria dos casos, esteve associada a outros diagnósticos específicos, como as incontinências urinárias por urgência (55%), reflexa (25%), por esforço (12%), por transbordamento (10%) e funcional (6%).

Conclusão:

A análise sobre os diagnósticos de enfermagem mapeados indicam a complexidade das alterações urinárias em pacientes com doença de Parkinson.

Doença de Parkinson; Incontinência urinária; Enfermagem geriátrica; Diagnóstico de enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br