Acessibilidade / Reportar erro

Causas de óbitos em hospital de ensino da Amazônia Ocidental brasileira

Causas de fallecimiento en hospital universitario de la Amazonía Occidental brasileña

Resumo

Objetivo

Identificar o perfil epidemiológico dos pacientes que evoluíram para óbito, caracterizar essas mortes segundo variáveis sociodemográficas e clínicas e analisar a relação entre a causa básica e a causa imediata do óbito em um hospital de ensino.

Métodos

Estudo quantitativo, transversal retrospectivo, com componentes descritivos, utilizando como principal fonte de dados os atestados de óbitos do Sistema de Informações do Sistema Único de Saúde e das declarações de óbitos ocorridos em 2016 da instituição pesquisada.

Resultados

Dos 634 óbitos, a maioria dos pacientes era do sexo masculino (56,9%), sendo 70% de afrodescendentes, observou-se que quase metade (48,8%) tinha 65 anos ou mais de idade, acometeu 50,7% dos homens acima dos 66 anos e 53,8% das mulheres com menos de 66 anos. As principais causas imediatas de morte foram associadas às neoplasias (45,4%) e às doenças infecciosas e parasitárias (28,9%). Quanto as declarações de óbitos, existe uma subnotificação nas causas consequenciais 2 e 3, de 12,6% e 49,9%, respectivamente.

Conclusão

A ocorrência de doenças infecciosas e parasitárias, os sinais/sintomas e exames clínicos/laboratoriais alterados, exerceram impacto importante como causa imediata dos óbitos analisados. Destaca-se que os óbitos por neoplasias se mantiveram constantes em todas as categorias (causa imediata, causa consequencial 2, causa consequência 3, causa básica).

Mortalidade hospitalar; Causas de morte; Epidemiologia; Sistemas de informação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br