Acessibilidade / Reportar erro

Experiências sexuais após prostatectomia radical não poupadora de nervos

Experiencias sexuales después de prostatectomía radical sin conservación de bandeletas neurovasculares

Resumo

Objetivo

O objetivo deste estudo foi explorar as experiências e expectativas de pacientes submetidos a prostatectomia radical não poupadora de nervos.

Métodos

Estudo qualitativo, descritivo-exploratório, baseado na fenomenologia hermenêutica. Foram realizadas dezesseis entrevistas em profundidade entre fevereiro e dezembro de 2017 e análise indutiva dos dados.

Resultados

Dois temas que refletem as experiências dos pacientes emergiram da análise: (1) As mudanças sexuais como fator-chave da resposta adaptativa, com os subtemas “Dificuldades sexuais após a cirurgia” e “Questões com relacionamentos íntimos e bem-estar psicossocial”; (2) Prostatectomia: a necessidade de adaptação a uma sexualidade holística, com os subtemas “Questionamento das experiências a partir do comportamento sexual atual” e “Adaptação da sexualidade e a intimidade após a cirurgia”.

Conclusão

Pacientes submetidos à prostatectomia enfrentam dificuldades sexuais como disfunção erétil. Essas mudanças causam problemas nos relacionamentos sexuais e íntimos que afetam seu bem-estar. Diante dessa situação, alguns participantes questionam suas práticas sexuais habituais e tentam se adaptar a uma sexualidade holística não centrada no coito, incorporando formas inovadoras de sexualidade.

Conhecer as experiências de homens submetidos a prostatectomia radical pode ajudar os profissionais de saúde a oferecer novas estratégias para lidar com as mudanças ambientais envolvidas na cirurgia da próstata.

Neoplasias da próstata; Prostatectomia; Saúde do homeM; Comportamento sexual; Sexualidade

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br