Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade do sono e workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu

Calidad del sueño y workaholism en docentes de posgrado stricto sensu

Resumo

Objetivo

investigar a associação entre a qualidade do sono e o workaholism em docentes de pós-graduação stricto sensu.

Métodos

estudo transversal desenvolvido com docentes de todas as grandes áreas de conhecimento de uma universidade pública localizada na Região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu no período de maio a agosto de 2018, por meio de formulário eletrônico contendo um questionário de caracterização sociodemográfica e ocupacional, a Dutch Work Addiction Scale e o Pittsburgh Sleep Quality Index. Foram convidados os 790 docentes de pós-graduação stricto sensu da referida instituição, dos quais 196 consentiram a participação na pesquisa. Os dados foram analisados descritivamente e por regressão logística binária univariada e múltipla, adotando-se nível de significância de 95%.

Resultados

a qualidade do sono ruim esteve associada ao trabalho excessivo (ORaj:2,056; p=0,026) e ao workaholism (ORaj:2,056; p=0,040). Qualidade subjetiva do sono, latência do sono, duração do sono, distúrbios do sono e sonolência diurna associaram-se significativamente ao trabalho excessivo e compulsivo, bem como ao workaholism.

Conclusão

as altas demandas de trabalho características do processo de trabalho dos docentes em nível stricto sensu podem repercutir na baixa qualidade do sono, visto que os docentes workaholics apresentaram duas vezes a chance de apresentarem má qualidade do sono.

Saúde do trabalhador; Sono; Educação de pós-graduação; Condições de trabalho; Docentes

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br