Acessibilidade / Reportar erro

Panorama da imagem social da enfermeira divulgada na mídia impressa

Situación de la imagen social de la enfermera divulgada en los medios de comunicación impresos

Resumo

Objetivo

Apresentar um panorama da imagem social da enfermeira divulgada na Mídia Impressa brasileira no período de 1970 a 1999.

Métodos

Estudo exploratório, documental, quantitativo que utilizou como fonte de dados as edições publicadas pelo Jornal Estado de São Paulo nos 30 anos compreendidos entre 1970 e 1999, que mencionaram o termo “enfermeira” ou “enfermeiro”, identificadas por meio de webscraping. O tratamento e a análise das notícias foram realizados com auxílio do software Sphinx.

Resultados

Foram identificadas 10.950 edições do jornal e 2.528 notícias que mencionavam os termos “enfermeiro” ou “enfermeira”. Identificamos uma média de sete notícias por mês a respeito da enfermeira. Entretanto, em 90,3%, a enfermeira foi apenas mencionada no texto, sem nenhum destaque ou relação com a notícia principal. Além disso, a maior parte das matérias foi veiculada na seção classificados, no formato de artigo ou coluna, que, por característica constitutiva, traz a opinião do autor sobre determinado tema.

Conclusão

Podemos inferir, com base nos dados analisados, que apesar do significativo quantitativo de notícias publicadas a respeito do tema durante o período analisado, isso pouco contribuiu para a construção da imagem da enfermeira enquanto profissional de saúde na sociedade brasileira porque a maior parte das notícias apenas mencionou a enfermeira no texto ou utilizou o termo para caracterizar um objeto ou situação.

Enfermeiras e enfermeiros; Meios de comunicação de massa; Notícias; Papel do profissional de enfermagem; Valorização social

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br