Acessibilidade / Reportar erro

Análise do processo diferenciado de aspiração do palivizumabe

OBJETIVO:

Analisar o processo diferenciado de aspiração do palivizumabe, do planejamento para a administração, do perfil da clientela e da economia obtida pela otimização das doses.

MÉTODOS:

Estudo transversal realizado com dados secundários obtidos nos prontuários de 858 crianças. As variáveis de estudo foram: informações sobre o perfil das crianças assistidas, quantidade de doses adquiridas e administradas, procedimento de aplicação diferenciado e doses otimizadas. Os dados foram extraídos dos relatórios de gestão da assistência.

RESULTADOS:

A técnica inovadora e o planejamento da administração assegurou a 98 crianças serem beneficiadas com 166 sobras da medicação e implicou em economia de gastos na ordem de R$ 1.144.347,52 em 2012 e 2013.

CONCLUSÃO:

A aplicação do processo diferenciado de aspiração favoreceu a viabilização do medicamento para 54 crianças além das programadas, com utilização de 78 sobras. A gestão do agendamento das crianças com planejamento prévio do volume preparado, de acordo com o perfil das mesmas, em especial o peso corporal atualizado, favoreceu a inclusão de novos neonatos internados. A sistematização do processo de trabalho da equipe para a administração de palivizumabe implicou em redução de gastos públicos.

Vacina; Enfermagem materno-infantil; Cuidados de enfermagem; Infecções respiratórias/prevenção & contrele; Virus sinciais respiratórios/imunologia; Anticorpos monoclonais/uso terapêutico; Anticorpos monoclonais/economia; Criança


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br