Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco associados à queda em pacientes internados na clínica médica-cirúrgica

Factores de riesgo asociados a caídas en pacientes internados en clínica médica-quirúrgica

Resumo

Objetivo

Identificar os fatores de risco associados à quedas em pacientes internados na clínica médica-cirúrgica.

Métodos

Estudo analítico e descritivo com abordagem quantitativa realizado de junho a setembro de 2017 em hospital público de grande porte da região norte do estado do Ceará-Brasil. A amostra foi de 155 pacientes e a coleta ocorreu por meio de instrumento estruturado dividido em cinco partes: a) Dados Clínico-Epidemiológicos; b) Aplicação do Mini-mental; c) Aplicação da Escala de queda de Morse; d) Aplicação do índice de Katz; e) Diagnóstico de Enfermagem “Risco de Quedas”. Para análise estatística, foi considerado erro amostral de 5%.

Resultados

Dos 155 pacientes, 41,2% (64) possuíam diagnóstico clínico e 58,8% (91) eram pacientes traumatológicos. Foi identificado correlação estatisticamente para ocorrência de quedas entre dias de internamento (p=0,07), Mini exame mental (p=0,048) e Katz (p=0,017) para os pacientes clínicos enquanto que os pacientes traumatológicos apresentam associação positiva para ocorrência de quedas nas variáveis idade (p=0,028) e Katz (p=0,037).

Conclusão

Os principais fatores de risco identificados foram: uso de dispositivos auxiliares, história de quedas, estar em pós-operatório, dificuldade na marcha, força diminuída nas extremidades, equilíbrio prejudicado, mobilidade física prejudicada, cenário pouco conhecido e material antiderrapante insuficiente no banheiro.

Descritores
Segurança do paciente; Acidente por quedas; Fatores e risco

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br