Resumo
Objetivo:
Promover a saúde mental nas escolas através da (in)formação e capacitação de professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico.
Métodos:
Realizado um estudo não-experimental, analítico, inserido no Projeto MaiSaúdeMental (Referência: Centro – 01-0145-FEDER-023293). Após identificarmos necessidades de formação na área da saúde mental em professores, foi construído um programa de formação designado ‘ ProMenteSã’ com vista à capacitação dos professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico na área da promoção da saúde mental em crianças e adolescentes em meio escolar. O programa completo foi aplicado a 13 professores, maioritariamente do género feminino 11(84,6%), com uma média de idade 51,00±6,58 anos, casados e a residir em meio urbano. A eficácia do programa e a aquisição de conhecimentos em áreas da saúde mental e literacia em saúde mental foi avaliada com recurso a um questionário aplicado ‘antes’ e ‘após’ a intervenção.
Resultados:
Ao compararmos as duas amostras (‘antes’ e ‘após’) não foram encontradas diferenças significativas quanto à eficácia do programa de formação. Contudo, avaliada a aquisição de conhecimentos no domínio da saúde mental, verificou-se que após a aplicação do Programa ProMenteSã os professores apresentaram um aumento significativo de conhecimentos nas temáticas ‘consumos e dependências–novos comportamentos aditivos’ (p=0,03) e ‘importância do sono na promoção da saúde mental’ (p=0,04).
Conclusão:
O programa de formação teve impacto no aumento dos conhecimentos dos professores na área da saúde mental, na vertente da promoção da saúde.
Descritores
Saúde mental; Promoção da saúde; Instituições acadêmicas; Docentes; Criança; Adolescente