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Conhecimento e conscientização de estudantes de enfermagem sobre o uso da nanotecnologia na área da saúde

Conocimiento y concientización de estudiantes de enfermería sobre el uso de la nanotecnología en el área de salud

Resumo

Objetivo

Verificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem sobre o uso da nanotecnologia na área da saúde e aumentar sua sensibilidade para o assunto nos próximos anos.

Métodos

Estudo descritivo realizado com 523 estudantes de graduação em enfermagem. Os dados foram coletados por meio de um questionário online entre janeiro e fevereiro de 2018.

Resultados

A média de idade dos alunos foi de 21,7 ± 3,9 anos; 61,6% eram do sexo feminino. 29,4% afirmaram que a nanotecnologia deve ser utilizada na medicina, e 38,0% afirmaram que ela deve ser utilizada especialmente no diagnóstico, tratamento de doenças e na produção de novos equipamentos médicos. O maior percentual (38,8%) afirmou que a vantagem da nanotecnologia é a economia de tempo, enquanto 39,1% apontaram como desvantagem os seus efeitos tóxicos. Os alunos também afirmaram que ela deve ser utilizada no diagnóstico e tratamento de osteoporose, doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, cicatrização de feridas e na produção de novos materiais.

Conclusão

De acordo com os resultados do estudo, os alunos chegaram às informações sobre nanotecnologia com seus esforços. Para os alunos, a nanotecnologia deveria ser mais utilizada na medicina, especialmente no diagnóstico-tratamento de doenças e na produção de novos equipamentos médicos. Eles determinaram a economia de tempo e os efeitos tóxicos como a principal vantagem e desvantagem da nanotecnologia, respectivamente. Sugerimos a importância de incluir esta tecnologia em treinamentos em hospitais e no currículo das faculdades.

Nanotecnologia; Atenção à saúde; Estudantes de enfermagem

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