Intervenções baseadas em atividade física exclusivamente
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Tanir; Kuguoglu(12) 2013 Peru Enfermagem |
40 crianças com LLA entre 8 e 12 anos |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n= 19) Intervenção: Atividade física, como caminhada e escalada. Grupo controle (n=21). Instrumentos: PedsQL módulos genérico4.0 e câncer 3.0 |
Escores de dor, e machucados, náusea e ansiedade relacionada ao procedimento não tiveram diferenças significativas entre os grupos intervenção e controle. No entanto, dentro do grupo que participou da intervenção houve aumento significativo destes escores. |
II |
Beulertz et al.(13) 2016 Alemanha Medicina |
33 crianças com câncer entre 4 e 17 anos em atendimento ambulatorial. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=20) Intervenção: Atividade física por 6 meses, 1 vez por semana por 60 minutos. Grupo controle (n=13) Instrumento: Questionário KINDL |
Foram encontradas diferenças significativas no bem-estar físico e emocional entre os grupos. Além disso, houve diferença significativa no bem-estar emocional desde o início até a pós-intervenção favorecendo aqueles que praticaram os exercícios. |
II |
Müller et al.(14) 2016 Alemanha Medicina |
150 crianças, 4 e 18 anos, após tratamento para leucemia, llinfoma, tumor cerebral ou sarcoma. |
Ensaio controlado não randomizado (quase Experimento) Intervenção: Atividade física de 4 semanas. Instrumento: Questionário KINDL® |
Identificou-se efeitos imediatos e persistentes na QVRS de crianças e adolescentes com diferentes tipos de câncer. No entanto, pacientes com sarcoma relataram escores globais e de bem-estar físico maiores, do que comparado ao pacientes com leucemia e linfoma. |
III |
Khodashenas et al.(15) 2017 Irã Medicina |
20 crianças com câncer entre 5 e 12 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=10) Intervenção: Atividade física aeróbica Grupo controle (n=10) Instrumentos: PedsQL módulo genérico 4.0 e câncer 3.0. |
Melhora no bem estar de crianças com câncer, sendo demostrado melhora na sub escala dor e machucado, além de uma melhora no desempenho escolar, segundo o relato dos pais. |
II |
Mendoza et al.(16) 2017 Estados Unidos Medicina |
59 adolescentes de 14 a 18 anos de idade, com mais de 1 ano após terapia oncológica. |
Ensaio clínico randomizado Intervenção: Atividade física (caminhada) de 10 semanas com um dispositivo de rastreamento (Fitbit Flex) e um grupo de suporte virtual baseado em grupo do Facebook. Instrumentos: PedsQL módulos genérico 4.0 e câncer 3.0 |
Diminuição significativa no funcionamento social e ausência de alterações nos outros domínios da escala. Houve boa aceitabilidade e aumento da motivação para intervenção |
II |
Sparrow et al.(17) 2017 Estados Unidos Medicina |
9 crianças de 2 a 12 anos, diagnosticadas com tumor cerebral e hemiplegia após o término da terapia. |
Ensaio controlado não randomizado (quase Experimento) Intervenção: Atividade física (terapia do movimento), com 15 sessões de terapia de três horas. Instrumentos: Inventário Pediátrico de Qualidade de Vida SF-15 e PedsQL módulo genérico 4.0 (relato dos pais) |
Apesar de escores de QVRS maiores após a intervenção a diferença não foi significativa. |
III |
Howell et al.(18) 2018 Estados Unidos Psicologia e medicina |
78 crianças com câncer entre 11 e 15 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=53) Intervenção: Atividade física. Grupo intervenção recebeu materiais educativos, um monitor de atividade e acesso a um site interativo projetado para incentivar atividade física, por meio de recompensas. Grupo controle (n=25) Instrumento: PedsQL módulo genérico 4.0 |
Grupos que realizam atividade física demonstraram resultados melhores de QVRS geral e na subescala de desempenho físico. |
II |
Intervenções baseadas em atividades física e educativa
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Li et al.(19) 2013 Japão Enfermagem |
71 crianças sobreviventes de câncer entre 9 e 16 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo experimental (n=34) Intervenção:Programa integrado de 4 dias de treinamento baseado em aventura e educação em saúde. Grupo controle (n=37) Instrumento: PedsQL módulo genérico 4.0 |
Não houve mudança estatisticamente significativa na qualidade de vida das crianças |
II |
Chung et al.(20) 2015 Japão Enfermagem |
69 sobreviventes, com idade média de 12.6 anos. |
Ensaio controlado não randomizado (quase Experimento) Grupo intervenção (n=33) Intervenção: Atividade física e educação em saúde. Grupo controle (n=36): Cuidados médicos regulares. Instrumento: PedsQL Módulo genérico 4.0 |
Melhora na QVRS, principalmente no funcionamento físico e emocional. |
III |
Lam et al.(21) 2018 China Enfermagem |
70 crianças com câncer entre 9 e 18 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n = 37) Intervenção: 15minutos educação em saúde e atividade física Grupo controle (n = 33) 15 minutos educação em saúde e jogar cartas ou jogos de xadrez e fornecer conselhos de saúde sobre prevenção da gripe e importância de uma dieta saudável. Instrumento: PedsQL módulo câncer 3.0. |
Participantes do grupo intervenção apresentaram melhor qualidade de vida do que os participantes do grupo controle nos 9 meses de acompanhamento. |
II |
Li et al.(22) 2018 Japão Enfermagem |
222 crianças sobreviventes de câncer de 9 a 16 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=117) Atividade física (baseada em aventuras), 4x/ semana, 12 meses. Grupo controle (n=105) Atividades de lazer, 4 vezes por semana, por 6 meses. Instrumento: PedsQL módulo genérico 4.0. |
Grupo intervenção relatou melhor qualidade de vida do que o grupo controle. |
II |
Intervenções baseadas em atividades física e psicológica
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Wurz et al.(23) 2014 Canadá Psicologia e medicina |
8 crianças com câncer entre 5 e 17 anos. |
Ensaio controlado não randomizado (quase experimento) Intervenção: Sessões supervisionadas de Yoga 2 vezes / semana. por 12 semanas. Instrumento: PedsQL modulo genérico 4.0. |
Melhorias significativas no escore total de QVRS e na subescala: psicossocial,. além de melhora no funcionamento físico, e escolar, segundo relato dos pais. |
III |
Van Dijk-Lokkart et al.(24) 2015 Holanda Psicologia e medicina |
68 crianças com câncer entre 8 e 18 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=30) / Intervenção: Exercício físico (45 min por 12 semanas) mais intervenção psicossocial. Grupo controle ( n=38) / Instrumentos: PedsQL módulos genérico 4.0 e câncer 3.0 |
Nenhum efeito sobre a QVRS foi identificado no auto relato da criança. No entanto, no relato dos pais, notou-se melhora significativa nos níveis da sub escala dor, menos ansiedade em curto prazo e menos náuseas em longo prazo. |
II |
Van Dijk-Lokkart et al.(25) 2015 / Holanda Psicologia e medicina |
61 crianças com câncer, entre 8 e 18 anos. |
Ensaio clínico randomizado Intervenção: Programa de intervenção física e psicossocial Instrumento: PedsQL módulos genérico 4.0 e câncer 3.0 |
Os resultados não demonstraram eficácia da intervenção na QVRS de crianças e adolescentes com câncer |
II |
Orsey et al.(26) 2017 Estados Unidos Psicologia e medicina |
20 crianças e adolescentes em tratamento oncológico, 8 e 18 anos, e seus pais. |
Ensaio controlado não randomizado (quase Experimento) Intervenção: Yoga por 8 semanas Instrumentos: PedsQL módulos genérico 4.0 e câncer 3.0. |
Identificou aumento significativo da função emocional, social e total da QVRS. |
III |
Intervenções psicológicas exclusivamente
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Akard et al.(27) 2015 Estados Unidos Enfermagem e medicina |
28 crianças com câncer de 7 a 17 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo de intervenção (n = 15) Intervenção: Legacy-Making. Entrevistas individuais com crianças com câncer avançado sobre o que gostariam que sua família e amigos lembrassem sobre elas e escreverem palavras ou fizeram algo especial para dar a alguém significativo para elas. Grupo controle (n=13). Instrumento: PedsQL módulo genérico 4.0. |
Não houve diferença significativa nos escores de QVRS embora os pais percebam que a intervenção facilitou a comunicação entre pais e filhos, foi uma estratégia de enfrentamento e ajudou as crianças a lidar com a doença, se sentir melhor emocionalmente, socialmente, fisicamente e espiritualmente. |
II |
Malboeuf-Hurtubise et al.(28) 2016 Alemanha Psicologia |
14 adolescentes com câncer entre 11 e 18 anos. |
Ensaio controlado não randomizado (quase experimento) Intervenção: Mindfulness Instrumento: PedsQL módulo câncer 3.0 |
Todos os participantes relataram gostar do grupo. Houve diminuição do estresse antes dos tratamentos, facilidade para dormir mais rápido e nenhum relato de tristeza ou depressão No entanto, as diferenças entre grupos pré e pós intervenção não foram significativas para a QV. |
III |
Shoshani et al.(29) 2016 Israel Psicologia |
66 crianças com câncer com risco de vida entre 5 e 12 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n = 32) Intervenção: Make a wish. Evocar esperança e alegria para o enfrentamento da doença, satisfazendo o maior desejo da criança. Grupo de controle (n= 34) / Instrumento: PedsQL 4.0. |
Crianças do grupo de intervenção exibiram uma redução significativa no sofrimento geral, depressão e sintomas de ansiedade, melhor qualidade de vida relacionada à saúde, esperança e afeto positivo. |
II |
McCullouh et al.(30) 2017 Estados Unidos Enfermagem, medicina e veterinária |
106 crianças recém diagnosticadas com câncer entre 3 e 17 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n= 60) Intervenção: Terapia Assistida por animais Grupo controle (n= 46) Instrumentos: PedsQL módulos genérico 4.0 e câncer 3.0. |
Não houve diferenças significativas entre os grupos ao longo do tempo. |
II |
Barrera et al.(31) 2018 Canadá Psicologia |
91 crianças com tumor cerebral/espinhal entre 8 e 16 anos. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=43) Intervenção: Habilidades sociais (amizade; cooperação; gerenciando provocações e bullying; resolução de conflitos; empatia; e afirmação). Grupo controle (n=48) / Instrumento: PedsQL mód. genérico 4.0. |
Não houve diferença significativa na qualidade de vida. |
II |
Silva; Osório(32) 2018 Brasil Medicina |
24 crianças, 6 e 12 anos, com tumor sólido ou LLA. |
Ensaio controlado não randomizado (quase experimento) Intervenção: Terapia Assistida por Animais Instrumento: Escala de Avaliação da Qualidade de Vida. |
Não houve diferença significativa nos escores de QV. |
III |
Uggla et al.(33) 2018 Suécia Psicologia e medicina |
29 crianças, 0 e 17 anos, submetidas ao Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas. |
Ensaio clínico randomizado Grupo intervenção (n=14) Intervenção: Musicoterapia Grupo controle (n=15). Instrumentos: PedsQL módulos genérico 4.0 e câncer 3.0. |
Melhora significativa em todos os domínios da escala genérica, exceto o escolar emelhora significativas nas subescalas ansiedade relacionada ao tratamento, preocupações, problemas cognitivos e comunicação no módulo câncer. |
II |