Acessibilidade / Reportar erro

Validação psicométrica do general comfort questionnaire em renais crônicos hemodialíticos

Validación psicométrica del General Comfort Questionnaire en pacientes renales crónicos en hemodiálisis

Resumo

Objetivo

Avaliar as propriedades psicométricas do General Comfort Questionnaire, versão Brasileira.

Métodos

Estudo metodológico. Participaram 260 pacientes renais crônicos submetidos a aplicação do General Comfort Questionnaire, versão Brasileira, submetido a análise fatorial exploratória e confiabilidade de dados.

Resultados

a amostra foi considerada adequada pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin (0,815; p<0,001). Na análise exploratória de fatores pelo método de estimação dos componentes principais foram obtidos 10 fatores que explicaram 60,14% da variabilidade da medida. Decidiu-se utilizar o teste do scree plot resultou em quatro fatores (psicoespiritual; sociocultural; ambiental e físico) que explicaram 38,01% da variância total. O valor de alfa de Cronbach geral dos 48 itens foi de 0,83, com a exclusão dos itens com baixa comunalidade identificou-se alfa de Cronbach de 0,80. Com isso, constata-se que permaneceram 33 itens entre as versões validadas entre o grupo de especialistas e a análise fatorial exploratória respeitando os princípios psicométricos com perda de 15 itens.

Conclusão

o QCG é válido e confiável para medir o conforto em pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico.

Conforto do paciente; Doença renal crônica; Teoria de enfermagem; Confiabilidade e validade; Análise fatorial

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br