Acessibilidade / Reportar erro

Pacientes em diálise peritoneal: associação entre diagnósticos de enfermagem e seus componentes

Pacientes en diálisis peritoneal: relación entre diagnósticos de enfermería y sus componentes

Resumo

Objetivo:

Analisar a associação entre os diagnósticos de enfermagem e suas características definidoras, fatores relacionados ou de risco para pacientes em diálise peritoneal.

Métodos:

Estudo de validação de conteúdo realizado com seis enfermeiros nefrologistas, os quais participaram no presente estudo como peritos. Utilizou-se a técnica de grupo focal. Para análise dos dados foi utilizada a regressão logística.

Resultados:

Para os quatro diagnósticos de enfermagem estudados foram identificados associação com seus componentes como segue. Fadiga: anemia, falta de energia e verbalização de uma constante falta de energia; Deambulação prejudicada: capacidade prejudicada de subir e descer calçadas, capacidade prejudicada de subir escadas e força muscular insuficiente; Constipação: ingestão insuficiente de líquidos, atividade física insuficiente, dor à evacuação, fezes duras e formadas; Volume de líquidos excessivo: mecanismos reguladores comprometidos, azotemia, ingestão maior que o débito, ganho de peso em curto período e eletrólitos alterados.

Conclusão:

Os diagnósticos analisados integram os domínios: atividade/repouso, eliminação e troca e nutrição e representam associação com seus componentes para os pacientes em diálise peritoneal.

Descritores
Insuficiência renal crônica; Diálise peritoneal; Cuidados de enfermagem; Diagnóstico de enfermagem; Processos de enfermagem

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br