Resumo
Objetivo: Descrever o processo de criação do Fale com a Parteira Recife – PE como um serviço de telenfermagem utilizando o WhatsApp® como ferramenta de apoio para promoção da saúde materna na pandemia da COVID-19.
Método: Estudo tipo relato de experiência. A criação do “Fale com a Parteira Recife – PE” seguiu as recomendações do Instituto de Medicina e Comitê de Qualidade da Assistência à Saúde da América em relação a prestação de cuidados a saúde. Trabalho remoto e virtual com construção de um layout para WhatsApp® e um termo de consentimento livre e informado para autorizar a teleorientação. Os dados eram armazenados em registros eletrônicos. Os critérios de seleção para compor a equipe de enfermeiras obstétricas foram estar disponível e atuar voluntariamente, residir na região metropolitana de Recife-PE e ter experiência na enfermagem obstétrica. As atividades iniciaram em 19 de março de 2020.
Resultados: No total, 56 enfermeiras obstétricas atuaram nas teleorientações. Em três meses, 2.300 usuárias receberam teleorientações com tempo médio de 20 minutos, 43% estavam no terceiro trimestre de gestação, 21% no segundo e 13% no primeiro trimestre, 7% eram puérperas. Para apoiar as teleorientações foram construidas mensagens instantaneas de acordo com as necessidades das gestantes e puerperas e um protocolo sobre assistência obstétrica e COVID-19. O projeto foi replicado para 10 cidades do Brasil.
Conclusão: A criação do “Fale com a Parteira Recife – PE” possibilitou oferecer um serviço de telenfermagem com acolhimento e segurança para promoção da saúde materna em tempos de pandemia da COVID-19.
Descritores
COVID-19; Enfermagem obstétrica; Infecções por coronavirus; Saúde materna; Tecnologia da informação; Telenfermagem