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Acesso aos serviços de saúde por mães cegas: dos enfrentamentos aos ensinamentos

Acceso a los servicios de salud por madres ciegas: del enfrentamiento a la enseñanza

Resumo

Objetivo

Conhecer na percepção e vivências de mães cegas como ocorre o acesso aos serviços de atenção básica de saúde em Fortaleza, Ceará.

Métodos

Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa realizado na cidade de Fortaleza-Ceará, com vinte mães cegas que tinham filhos de zero a dez anos de idade. A coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2017 por meio de entrevista semiestruturada. Utilizou-se o interacionismo simbólico como referencial teórico e a análise de conteúdo temática, segundo Bardin, como método de análise.

Resultados

A análise dos dados permitiu compreender como se dá a experiência de acessibilidade das mães cegas nas unidades de saúde, sendo que as categorias apreendidas no estudo foram: acessibilidade das mães cegas às unidades de saúde e o cuidado prestado às crianças nas unidades de saúde. A falta de habilidade dos profissionais para atender as pessoas com deficiência foi evidenciada, apontando um sério problema que necessita ser minimizado, com a preparação destes profissionais que atendem na rede pública de saúde, desde a sua formação acadêmica.

Conclusão

Considera-se, ainda, que muito necessita ser transformado nos serviços de saúde em busca da acessibilidade da pessoa com deficiência. Evidencia-se a necessidade de cumprir os padrões legais em busca do acesso facilitado a essas mães cegas e seus filhos aos serviços públicos.

Educação de pessoas com deficiência visual; Saúde da mulher; Acesso aos serviços de saúde; Relações mãe-filho

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