Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados às práticas de violência conjugal em mulheres de apenados

Factores asociados a las prácticas de violencia conyugal en mujeres de presidiarios

Resumo

Objetivo

Identificar fatores associados às práticas de violência conjugal em mulheres de apenados.

Métodos

Estudo transversal realizado com mulheres que visitavam seus parceiros em uma Penitenciária do estado do Paraná. Os dados foram coletados no período de março a julho de 2018, com aplicação do Check-list de Avaliação de Risco de Violência contra Parceira Íntima. Na análise dos dados foi utilizada estatística descritiva, teste de associação de qui-quadrado e estimativas de Razão de Prevalência a partir de modelos de regressão de Poisson.

Resultados

Os fatores associados à prática de violência foram: estado civil, religião, presença de filhos e uso de substâncias químicas por parte do parceiro. Os tipos mais frequentes de violência foram: ameaças, impedimento da procura de serviços de saúde e privação de contato com terceiros.

Conclusão

Os fatores sociodemográficos influenciam a ocorrência de violência conjugal, e a detecção precoce pode ajudar no rastreamento de mulheres em risco e no estabelecimento de intervenções, pois são comportamentos passíveis de alteração.

Violência por parceiro íntimo; Saúde da mulher; Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Violência

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br