Acessibilidade / Reportar erro

Validação conceitual das características definidoras de diagnósticos de enfermagem respiratórios em neonatos

OBJETIVO:

Elaborar e validar definições conceituais e operacionais para as características definidoras dos diagnósticos de enfermagem respiratórios, Padrão Respiratório Ineficaz, Troca de Gases Prejudicada e Ventilação Espontânea Prejudicada em recém-nascidos.

MÉTODOS:

Estudo metodológico, de validação conceitual das características definidoras dos três diagnósticos de enfermagem respiratórios por meio da análise de consenso de um comitê de cinco enfermeiras especialistas e de cinco profissionais não enfermeiros, utilizando a técnica Delphi.

RESULTADOS:

Após duas rodadas de avaliação, obteve-se consenso igual ou superior a 80% na totalidade das definições, sendo consideradas validadas.

CONCLUSÃO:

As definições elaboradas para as características definidoras dos três diagnósticos de enfermagem foram validadas com elevado grau de consenso.

Diagnóstico de enfermagem; Enfermagem neonatal; Sinais e sintomas respiratórios; Cuidados de enfermagem; Recém-nascido; Planejamento de assistência ao paciente


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br