Cady et al. (26) Estados Unidos (2015) |
Testar a eficácia de um modelo de coordenação de cuidados para crianças com complexidades médicas, fornecido por EPA por meio de telessaúde |
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População: familiares de crianças em condições clínicas complexas
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Grupo controle: cuidados convencionais, n=55
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Grupo intervenção: coordenação de cuidados por telefone, n=54
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Grupo intervenção: coordenação de cuidados por telefone associado ao vídeo, n=54
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Telessaúde (telefone ou telefone associado à videoconferência) |
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Primários: melhora da coordenação de cuidados; necessidade de ajuda para coordenação de cuidados; adequação da ajuda recebida para coordenação de cuidados
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Secundários: aumento da satisfação com a telessaúde e qualidade de vida
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Nos dois grupos de intervenção, houve aumento estatisticamente significativo ao longo do estudo apenas da adequação da ajuda recebida para a coordenação de cuidados
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Os grupos relataram altos níveis de satisfação com os cuidados recebidos, com redução da necessidade de procura por serviço de saúde ao longo do estudo (sem diferença estatística)
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Stone et al.(27) Estados Unidos (2010) |
Comparar a eficácia do telemonitoramento domiciliar associado ao gerenciamento ativo de medicação por enfermeiro com uma intervenção de coordenação de cuidados de baixa intensidade para controle glicêmico em idosos com diabetes tipo 2 |
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População: idosos com diabetes tipo 2
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Grupo controle: coordenação de cuidados de baixa intensidade, n=72
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Grupo intervenção: telemonitoramento domiciliar associado ao gerenciamento ativo de medicação por enfermeiro, n=64
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Telemonitoramento para gestão domiciliar no cuidado |
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Primário: mudança do nível de hemoglobina glicada, peso, pressão arterial e lipídios
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Secundários: melhora do gerenciamento das medicações em uso
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Em ambos os grupos, os níveis de hemoglobina glicada, pressão arterial, lipídeos (colesterol, LDL e HDL) melhoraram significativamente em relação ao valor basal
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No grupo intervenção, houve redução estatisticamente significativa da hemoglobina glicada aos 3 e 6 meses; o LDL foi significativamente menor aos 6 meses
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Os demais desfechos primários foram semelhantes entre os grupos
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A intervenção proporcionou ainda diferença no uso de medicações aos 6 meses do estudo, sendo que houve mais medicamentos ou doses alterados de anti-hipertensivos, mas não de hipolipemientes ou hipoglicemiantes orais.
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Quanto a insulina, proporcionou mais ajustes na dose de insulina e maiores doses diária de insulina
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Hudson et al.(28) Estados Unidos (2014) |
Investigar se a adição de aconselhamento telefônico a um plano de cuidados de sobrevivência impresso melhora a participação na triagem de cardiomiopatia de sobreviventes em risco |
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População: sobreviventes de câncer infantil em risco de cardiomiopatia, n=754
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Grupo controle: cuidados padrão, n=234
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Grupo intervenção: cuidados-padrão associados ao aconselhamento telefônico, n=238
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Aconselhamento telefônico em duas sessões |
Primário: adesão ao rastreio de cardiomiopatias |
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A intervenção aumentou significativamente a probabilidade de rastreio para cardiomiopatia entre sobreviventes de câncer infantil em risco.
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Os participantes do grupo intervenção foram mais propensos a identificar preocupações sobre a cobertura do seguro para os testes, e os do grupo controle foram mais propensos a relacionar a falta de recomendação médica para não completarem o rastreio. Outras razões apresentadas não diferiram entre os grupos
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Looman et al.(29) Estados Unidos (2015) |
Avaliar o efeito da coordenação de cuidados de telessaúde realizado por EPA para crianças em condições clínicas complexas (única e/ou múltiplas) |
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População: familiares de crianças em condições clínicas complexas
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Grupo controle: cuidados convencionais, n=47
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Grupo intervenção: coordenação de cuidados por telefone, n=50
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Grupo intervenção: coordenação de cuidados por telefone associado ao vídeo, n=51
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Telessaúde (telefone ou telefone associado à videoconferência) |
Primários: aumento da satisfação do cuidador principal com os serviços de saúde e da percepção da adequação dos cuidados recebidos em relação aos cuidados necessários |
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Na amostra total, considerando-se o número de condições complexas presentes nas crianças e a satisfação dos familiares com a comunicação com os serviços de saúde, houve diferença significativa sendo que, no grupo com crianças com condições múltiplas, a satisfação foi maior do que no grupo com crianças com uma única condição clínica complexa
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A intervenção foi associada a avaliações mais altas dos familiares sobre o prestador de cuidados, na comunicação do prestador de cuidados, nos cuidados de saúde globais e na adequação da coordenação dos cuidados, em comparação com os indivíduos do grupo controle (diferenças estatisticamente significantes)
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McKissick et al.(30) Estados Unidos (2016) |
Determinar se a intervenção reduz o número de consultas clínicas não planejadas e se a eficácia da tecnologia de telessaúde por vídeo é superior à telessaúde apenas por telefone |
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População: familiares de crianças com condições clínicas complexas Grupo controle: cuidados convencionais, n=47
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Grupo intervenção: coordenação de cuidados por telefone, n=50
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Grupo intervenção: coordenação de cuidados por telefone associado ao vídeo, n=51
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Telessaúde (telefone ou telefone associado à videoconferência) |
Primário: redução do número de consultas clínicas não planejadas |
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Foram identificadas as seguintes diferenças ao teste estatístico:
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- o número de visitas não planejadas diminuiu ao longo do tempo em todos os grupos, com a maior diminuição no grupo de intervenção coordenação de cuidados por telefone associado ao vídeo
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- o número de visitas planejadas foi maior no grupo coordenação de cuidados por telefone associado ao vídeo em todos os períodos
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Wang et al.(31) China (2018) |
Avaliar o impacto de uma plataforma on-line de atendimento ortopédico domiciliar na recuperação funcional, na qualidade de vida e nas atividades diárias após artroplastia de quadril |
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População: pacientes submetidos à artroplastia de quadril
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Grupo controle: cuidados habituais, n=195
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Grupo intervenção: plataforma on-line, n=194
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Telenfermagem para acompanhamento on-line |
Primários: recuperação funcional do quadril; melhora do desempenho das atividades da vida diária; aumento da qualidade de vida relacionada à saúde |
Os níveis de medida dos desfechos deste estudo foram elevados no grupo de telenfermagem de forma significativa em comparação ao grupo controle |
Wood et al.(32) Austrália (2019) |
Investigar a contribuição de aplicativo na busca por cuidados em pacientes com fibrose cística, facilitando a detecção precoce de exacerbações e possibilitando um tratamento mais imediato |
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População: adultos com diagnóstico de fibrose cística
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Grupo controle: cuidados habituais, n=31
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Grupo intervenção: acompanhamento dos pacientes pelo aplicativo de celular (smartphone), n=29
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Uso de um aplicativo em smartphone |
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Primários: mudanças no número de ciclos e dias de antibióticos intravenosos
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Secundários: utilização de cuidados de saúde; melhora dos dados clínicos, da qualidade de vida, dos níveis de ansiedade e depressão, de adesão a tratamento e do absenteísmo
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A utilização do aplicativo em smartphone foi significativamente eficaz para a redução do tempo entre a detecção da exacerbação da doença e início da utilização de antibióticos, para a redução do uso dos antibióticos intravenosos, que foram substituídos por via oral e para o aumento do número de contatos com a enfermeira
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Não foi verificada diferença da intervenção nos desfechos secundários
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Leimiget al.(33) Estados Unidos (2008) |
Comparar a ocorrência de infecção, rejeição e hospitalização em indivíduos randomizados para telessaúde ou cuidados pós-transplante padrão |
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População: pacientes submetidos a transplantes
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Grupo controle: tratamento padrão, n=53
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Grupo intervenção: telessaúde, n=53
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Visita por telessaúde (com uso de equipamentos para exame físico) |
Primários: ocorrência de infecção, rejeição do transplante e hospitalização |
Não foram encontradas diferenças entre os grupos para infecções, rejeições ou hospitalizações no ponto final do estudo (6 meses) |
Kim et al.(34) República da Coreia (2013) |
Testar a efetividade de uma intervenção educacional e do telemonitoramento na melhora da dor, da ansiedade, da depressão, da angústia e da qualidade de vida em pacientes com tumores avançados |
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População: pacientes ambulatoriais com tumores avançados com dor de moderada à intensa relacionada ao câncer
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Grupo controle: intervenção educativa sobre o manejo da dor, n=54
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Grupo intervenção: intervenção educativa sobre o manejo da dor associada ao telemonitoramento, n=54
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Telemonitoramento da dor |
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Primário: redução do nível de dor
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Secundários: melhora dos níveis de angústia, ansiedade, depressão, da qualidade de vida, do desempenho de atividades diárias e dos parâmetros clínicos
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O telemonitoramento mostrou eficácia na melhora da dor em 1 semana, incluindo os níveis de dor apontados como intensidades pior e média. Houve redução significativa na proporção de pacientes cuja escala de dor foi ≥4, na ansiedade e na depressão e melhora na qualidade de vida (fadiga e insônia) e no desempenho de atividades
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Não houve melhora sobre nível de sofrimento
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Os resultados dos pacientes não diferiram ao se examinar os tipos de câncer primário
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Greving et al.(35) Holanda (2015) |
Avaliar o custo-benefício de um programa on-line liderado por enfermeiras para gerenciamento de fatores de risco vasculares, adicionado aos cuidados habituais, em comparação com cuidados habituais isolados aos pacientes com doença vascular |
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População: pacientes com aterosclerose com manifestação clínica e dois fatores de risco não controlados, n=330
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Grupo controle: cuidados habituais, n=166
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Grupo intervenção: programa on-line baseado em um website associado aos cuidados habituais, n= 164
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Programa personalizado (website) |
Primário: melhora da relação custo-efetividade Secundário: melhora da qualidade de vida |
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Os pacientes dos dois grupos experimentaram igualmente benefícios de saúde e qualidade de vida em 1 ano
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A intervenção foi associada a custos totais mais baixos (219 euros) ao longo de 1 ano, em comparação com os cuidados habituais e teve um pequeno efeito nos fatores de risco vascular
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Vernooij et al.(36) Holanda (2012) |
Avaliar a eficácia de um programa on-line de enfermagem para a autogestão, em comparação com o cuidado convencional, na redução de fatores de risco vasculares em pacientes com doença vascular clinicamente manifestada |
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População: pacientes com aterosclerose com manifestação clínica e dois fatores de risco não controlados, n=330
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Grupo controle: cuidados habituais, n=166
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Grupo intervenção: programa on-line baseado em um website associado aos cuidados habituais, n= 164
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Programa on-line baseado em website |
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Primário: redução no escore de risco cardíaco de Framingham
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Secundários: mudanças nos escores de fatores de risco, proporções de pacientes que atingiram as metas de tratamento
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Ao comparar os resultados obtidos com a intervenção em relação ao grupo controle, a intervenção promoveu redução estatisticamente significativa do escore de risco cardíaco de Framingham após 12 meses, redução dos níveis de colesterol (LDL) e do tabagismo |
Torbjørnsen et al.(37) Noruega (2014) |
Avaliar se a introdução do autogerenciamento apoiado pela tecnologia usando o diário de diabetes Few Touch Application com ou sem aconselhamento de saúde contribui para melhorar os níveis de hemoglobina glicada, autogestão, mudança de comportamento e qualidade de vida |
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População: pessoas com diabetes tipo 2, idade ≥18 anos e nível de hemoglobina glicada ≥7,1%, n=151
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Grupo controle: cuidado usual, n=50 Grupo intervenção: utilização do Few Touch Application, n=51
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Grupo itervenção: utilização do Few Touch Application com aconselhamento telefônico, n=50
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Aplicativo Few Touch Application com e sem aconselhamento telefônico |
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Primários: mudança no nível de hemoglobina glicada, qualidade de vida, de comportamento e custo-benefício
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Secundários: melhora das características clínicas e estilo de vida das pessoas
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Não houve diferenças nos níveis de hemoglobina glicada entre os grupos após 4 meses, mas houve um declínio em todos os grupos
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Em ambos os grupos intervenção, houve mudanças estatisticamente significativas na autogestão utilizando o aplicativo
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No grupo que utilizou somente o aplicativo, houve melhora significativa na aquisição de habilidades e técnicas para manejo dos sintomas em comparação com o controle
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Os demais desfechos analisados não sofreram alterações
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Holmen et al.(38) Noruega (2014) |
Testar se um sistema de autogestão via celular, utilizado por 1 ano, com ou sem aconselhamento telefônico por 4 meses, contribui para melhorar os níveis de hemoglobina glicada, autogestão e qualidade de vida em comparação com o cuidado usual |
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População: pessoas com diabetes tipo 2, idade ≥18 anos e nível de hemoglobina glicada ≥7,1%, n=151
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Grupo controle: cuidado usual, n=50
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Grupo intervenção: utilização do Few Touch Application, n=51
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Grupo intervenção: utilização do Few Touch Application com aconselhamento telefônico, n=50
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Aplicativo Few Touch Application com e sem aconselhamento telefônico |
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Primário: mudança no nível de hemoglobina glicada após 1 ano
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Secundários: melhora da autogestão, qualidade de vida
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O nível de hemoglobina glicada diminuiu em todos os grupos, mas não diferiu entre eles, após um ano de estudo.
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A utilização do aplicativo associado ao aconselhamento de saúde apresentou melhora (diferença significativa) na autogestão do cuidado e na aquisição de habilidades e técnicas para o autocuidado em comparação com os demais grupos do estudo
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Os demais desfechos analisados não sofreram alterações
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Estudos quase-experimentais |
Hullick et al.(39) Austrália (2022) |
Determinar se a adição de consultas de telessaúde por vídeo ao programa Aged Care Emergency reduz ainda as visitas ao pronto-socorro e as internações hospitalares |
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População: Instituições de Longa Permanência de uma área de abrangência do departamento de emergência hospitalar, n=1271
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Grupo controle: atendimento de saúde nos serviços hospitalares, n=461
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Grupo intervenção: consultas de telessaúde com enfermeiros quando uma condição aguda era detectada pela equipe da Instituição de Longa Permanência e acompanhamento do paciente após o atendimento inicial, n=201
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Telessaúde para mudanças na condição ou transferências hospitalares |
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Houve redução de 2% nas internações entre as instituições submetidas à intervenção, quando comparado ao período anterior à oferta da intervenção. Entre as instituições que não receberam a intervenção, houve um aumento de 3% de internações; a diferença entre os grupos foi de 5% a menos de internação para o grupo intervenção. Sobre as consultas no serviço de emergência, houve redução de 11% para o grupo intervenção e 6% para o controle. As diferenças não foram estatisticamente significativas |
Bohnenka et al.(40) Estados Unidos (2004) |
Avaliar o impacto da telenfermagem, em pacientes que receberam alta com estomias decorrentes de tratamento oncológico, em relação a custo; satisfação e adaptação do paciente e autocuidado |
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População: indivíduos que, devido ao tratamento do câncer, necessitaram ostomia, n=28
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População: pessoas com estomias, n=28
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Grupo controle: cuidado domiciliar tradicional, n=14
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Grupo intervenção: cuidado domiciliar tradicional e telenfermagem, n=14
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Telenursing Visit |
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Primários: mudança dos custos, satisfação do paciente e ajustamento do paciente
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Secundários: mudança no número de dias para troca da bolsa independente
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Ambos os grupos referiram mais de 80% de satisfação; os pacientes do grupo intervenção relataram maiores níveis de satisfação e conforto (diferença estatisticamente significativa)
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Não houve diferença estatística entre os grupos para nenhum item que avaliou o autocuidado e a medida do ajustamento do paciente
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Os custos (de consulta, de bolsa e custo total) foram equivalentes entre os grupos; destaca-se que o grupo controle teve necessidade de uma consulta a mais do que o grupo intervenção, mas este teve além do cuidado tradicional 3,6 consultas de telenfermagem.
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O número de dias para troca independente não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos
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